sexta-feira, 4 de junho de 2010

SCRAP DECOR Nº1

                                                          

Para comemorar o nosso 1º ano de vida em comum e felicitar o muito que já conquistamos juntos, amor:


Nikon d3000


FINALMENTE!! AMO-TE MEU AMOR.... OBRIGADA

P.S. - agora vai ser só disparar... Hehehehe!! Coitadinho do Pukinha, vai ser modelo á força.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Como escrever um bom post no seu blog!

Neste post, elaborei uma série de dicas para se obter o máximo proveito de um post - quanto para os leitores (tratando-se de usabilidade e outros conceitos para a leitura não se torne cansativa) quanto para os algoritmos dos buscadores.




A internet de hoje é bastante competitiva, e lógico que todos queremos obter o máximo rendimento do trabalho que fazemos. O que está escrito adiante é um pouco dos conceitos básicos de SEO, usabilidade e redação (que valem mais do que horas de otimização de código). Lembre-se: Bom conteúdo é o maior triunfo de um site - e forma também conta pontos na redação.



1.Manter uma freqüência regular de postagem. Evite ao máximo ficar muito tempo sem postar, ou postar em intervalos muito irregulares.

2.Preze pelo bom português e evite o uso de palavrões.

3.Colocar as palavras chaves em negrito é recomendável.

4.É recomendável que os posts tenham no mínimo 2 parágrafos de bom tamanho. Assuntos que não demandem muita escrita podem ser agrupados com tópicos correlatos.

5.Procure elaborar um texto que ao mesmo tempo desperte interesse e deixe claro o assunto do texto, utilizar as palavras-chave do texto. Ex.: Ao invés de “Notícia do Dia” coloque “Mozilla lança o Firefox 3”.

6.Use e abuse de links de referência (exceto aqueles para sites que não mereçam créditos). Citar fontes, outros blogs relacionados, outras leituras sobre o mesmo assunto é bastante válido.

7.Ao redigir, pense nas palavras que poderiam ser utilizadas numa busca e a coloque no texto. O famoso “nua, pelada e sem roupa” é mais válido do que “desprovida de vestimentas” mesmo que o significado seja o mesmo.

8.Ao transcrever parte de um texto de outro site utilize o recurso “citação” ou “blockquote”, representado por duas aspas no painel do wordpress.

9.Em hipótese alguma artigos de outros autores devem ser publicados, ainda que com os devidos créditos, até mesmo que sua distribuição seja livre. Conteúdo duplicado não é bem visto pelos buscadores. Vale a leitura e uma reescrita do material.

10.Traduções são bem-vindas, desde que a fonte esteja indicada.

11.Ilustrações também são bem-vindas. Além de ajudar o leitor a entender o que está sendo dito, também beneficia o site na busca por imagens. O atributo ALT é indispensável para toda e qualquer imagem publicada. Observe se a imagem publicada tem direitos autorais e não vai causar problemas futuros

terça-feira, 1 de junho de 2010

O que é ART JOURNAL?

Navegando pela internet afora, você já deve ter ouvido falar de Art Journal. A primeira vez que ouvi algo sobre isso, não tinha nem ideia do que era. Então, fui pesquisar um pouquinho e acabei  por me apaixonar por essa arte.




Basicamente, um art journal é um caderno em que se mistura artes e reflexões. Geralmente, cada página desse caderno tem pinturas, recortes, desenhos, colagens – e o que mais a sua imaginação desejar – misturado com textos, quase sempre escritos a mão.



É uma evolução, mais artística e madura, das nossas agendas de adolescentes, onde colocávamos tudo, lembram? Uma foto de um dia bem fixe, o guardanapo com o telefone do namorico, o papel da pastilha que o namorado deu… fazíamos desenhos e mais desenhos, dávamos um beijo no papel com batom… e colávamos tudo nos nossos diários! Quem é que não tinha um?



A norte-americana Kelly Kilmer, que é professora de art journal, acredita que manter um art journal e trabalhar nele periodicamente faz bem para a nossa alma. “O art journal é um guia de referência. É um espaço de aprendizado. É um local para guardar (ou revelar) segredos, para nos expressarmos, para brincar. É um lugar para registrar, documentar e lembrar”, diz ela. “Quanto mais experimentarmos e brincarmos em nosso art journal, mais vamos aprender. Vamos aprender a nos superarmos. Vamos aprender o que funciona e o que não funciona para nós. Vamos desenvolver nossas técnicas e ampliar nossas ideias, memórias e formas de expressão.”



Eu comecei o meu art journal, há cerca de um mês, justamente para isso: para treinar novas técnicas no uso de diversos materiais e, ao mesmo tempo, aprender a soltar mais o meu texto, a colocar mais emoção nele.



Para começarem o vosso art journal, não é preciso nada de especial. A base de tudo é um caderno ou bloco de papel aquarelável (mais grosso, 200g ou acima). As páginas são geralmente compostas por três elementos:



1º - um fundo pintado com lápis de cor, tinta acrílica ou aquarela (quanto mais tintas for colocar nas suas páginas, mais grossas devem ser as folhas);

2º - colagens de retalhos de papel, figuras, ou desenhos;

3º - texto com caneta que permita escrever sobre a tinta (ex: caneta gel Uniball Signo ou Pitt Artist da Faber-Castell)

Além disso, é só soltar a imaginação!



Como exemplos, veja a seguir trabalhos de algumas artistas que eu gosto bastante. Algumas delas são scrappers tradicionais, que também praticam suas reflexões em meio a tintas e outras mídias; já outras são bastante conhecidas no mundo do mixed media, sem nunca terem feito o scrapbook tradicional. O fixe mesmo é observar a grande diferença de estilos entre elas, para termos uma ideia das infinitas possibilidades que essa arte oferece.

aqui vai:

Ali Edwards

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O aniversário da avó Gracinha

Este fim desemana estive com a minha familia, os meus papás, o meu tio, a bisa e os meus avós paternos. Também visitei a avó Céu antes de irmos para o restaurante.
A mamã estava com algum receio que eu me portasse mal lá no Pancitas, por serum restaurante bastante concorrido aos fins desemana e por esse motivo ser barulhento. Mas não! Claro que a surpreendi: Estive sempre quietinho, a dormir na maior parte do tempo, na "minha"! Depois lá para as 14.20h, quando a mamã já tinha comido, pedi-lhe o biberon de leitinho e... Zás! Magia, lá estava ele prontinho!

Querem ver?


Aqui estou eu a mamar o meu biberon, ao colo da mamã, com o meu tio Filipe a admirar!!


Aqui estou eu, a mamã e a avó Graça! Que fixe!

domingo, 16 de maio de 2010

Meus layouts!







Confissões duma mãe apaixonada:

Para o Santi.

Desde o da 27 de Abril, o dia por mim mais desejado (o dia em que finalmente trouxemos o nosso Santiago da maternidade, 56 dias passados desde o seu nascimento, ás 29 semanas de gestação!)
Claro que posso adiantar que a vida muda completamente, para melhor, é claro, mas muda...
Ó se muda!!!
Passamos a descentrar-mo-nos de nós e a focar-mo-nos apenas nele, no nosso bebé. As rotinas giram em torno desse pequeno príncepe, para ele e o pouco tempo que sobra tem de ser muito bem gerido, ou o stress acumula-se. E o cansaço também...

A maternidade torna-nos pessoas bem melhores, felizes e empenhadas, eu dou por mim a fazer contas do tempo em que ainda vou ter o meu santi bebé, ou seja, até começar a andar.. . :(, de modo a planear a minha próxima gravidez... hehehe!!!

Santiago, amo-te meu filho.... Obrigada por existires e fazeres de mim mamã!!!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Como tirar optimas fotos ao seu filho

Quem não gosta de olhar para aquelas fotografias que nos deixam com um sorriso na boca só de ver a expressão de felicidade do bebé? Mas até sairem assim "perfeitinhas" é necessário que haja confiança, e muita paciência para que as fotos comecem a ficar boas. Confiança com os vossos filhos já têm, agora só falta ideias simples para captar aquele sorriso espontâneo e aquelas expressões tão naturais das crianças.


Está comprovado que não dá resultado, sentá-los numa cadeira e chamar o “passarinho”. Não funciona.


Mas é muito gratificante registar aquela gargalhada, os olhos profundos, as expressões alegres e a curiosidade típica de todas as crianças. E neste exacto momento estão a pensar “mas é difícil!”. E é mesmo. E difícil é conseguir tudo isto deles e ter a máquina pronta na hora!
Ficam aqui algumas sugestões para facilitar essa cumplicidade.
1. A regra básica é : Paciência
Não adianta ter pressa. Ganhar a confiança de uma criança, mesmo que seja o seu filho, tentar fazer com que eles esqueçam da máquina e comecem a agir naturalmente, leva tempo….muito tempo.




O ideal é nunca exigirem um sorriso, uma expressão. São vontades que devem partir deles.


Uma boa dica é brincar...e ter sempre a máquina por perto. Assim vão brincando, disparando, brincando, disparando


e a descontracção surge e os bons momentos são registados sem pressão.


2. Deite-se com eles no chão. Fique à sua altura.

É essencial manter o contacto olhos nos olhos com seu filho. O Ângulo melhora, as suas fotos ficam mais criativas, aumenta a confiança entre maquina e criança e a espontaneidade é registada com toda a certeza.




3. Mantenha-o ocupado

É importante que a criança fique ocupada com os seus brinquedos ou alguma actividade. Se alguém estiver por perto e ajudar, melhor ainda. Pode ser um lápis e um papel, um jogo, um animal de estimação, enfim, qualquer coisa que tire a atenção da criança da sua máquina.


4. Claro que pode ver! Deve!


Ajuda sempre quando, com os mais crescidos, mostre as fotografias e o que está a fazer. Até é giro que elas tirem fotografias e vejam esse resultado. A confiança que se gere ajuda a criar o ambiente ideal para uma sessão sem pressas


Agora que já sabes alguns truques para conquistar a confiança dos mais pequenos, pegue na sua camera e comece aproveitar cada sorriso do seu filho!

sábado, 17 de abril de 2010

Comprinhas para o Puka

Hoje a mamã veio dar-me banho, mas eu não estava para aí virado. Fartei-me de chorar e ela ficou nervosa, coitada... Espero não a ter traumatizado, né?
depois do leitinho do meio-dia, a mamã foi com os avós e a Bisa ao Colombo comprar-me roupinha de prematuros. Sei que foram á Prenatal, á Zippy e a Kid to kid. Para além de muita roupinha canina para mim também me compraram um Mobile para a cama de grades. É lindo, da Chicco.

O dia acabou com uma visita da familia: a mamã, o papá, a avó Graça e a bisa, a avó da mamã!! Eu fiz um cocó enorme e a mamã mudou-me, com a avó e a biza a assistir... Hehehe! depois resolvi fazer "das minhas" e arranquei o espargete da boca (a sonda naso-gastrica)... Já Tou gran dinho pá, já peso 1690 gramas mamã. Tou quase aí!!!

Semana de mudança!!

NA TERÇA-FEIRA - fiquei muito melhor, não fiquei papás? Já estou rosadinho e respiro melhor. A dra. disse que a minha hemoglobina tinha aumentado e que o "bife" estava a surtir efeito.

NA QUARTA-FEIRA - Papás, já tou tão fixe que já nem recebo oxigénio... E sinto-me tãoooo bem...

NA QUINTA-FEIRA - Fui transferido para o berçerio! Já não preciso da encubadora, mamã! Agora tudo é diferente, aqui somos tratados como meninos mais crescidos, mais responsáveis... Hehehe! Hoje a avó Céu veio visitar-me.

na Sexta-feira a mamã passou grande parte do dia comigo, acho que ela se sente insegura se eu for para casa e tem de aprender muitas coisas com as "tias" enfermeiras. Boa mamã!!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Bebés prematuros: fios, máquinas e sondas... o que pensar?

Geralmente, os bebés antes de nascerem, foram desejados, imaginados e sentidos pelo casal. Todo o processo de vinculação tem início no momento em que os pais imaginam e desejam o seu filho, sendo a gravidez o período por excelência em que este vinculo cresce e se fortalece, concretizando-se no momento do nascimento. Quando a gravidez termina prematuramente, com o consequente nascimento de um bebé prematuro, também o processo de vinculação fica alterado. O bebé real não é o bebé imaginado, com o agravamento que este bebé vai ser internado numa Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN), onde tudo é desconhecido e assustador para os Pais.
Depois do nascimento, o bebé é imediatamente transferido para a UCIN, impedindo os Pais de tocarem ou pegarem ao colo no seu bebé, por vezes a mãe foi submetida a anestesia geral, e nem chega a conhecer o bebé no momento do nascimento, o que torna a primeira visita ao bebé na UCIN, num momento muito doloroso.
Habitualmente a primeira visita ao bebé é feita apenas pelo Pai, e só algumas horas ou dias mais tarde pela mãe. E este momento fica sempre marcado na memória dos Pais como um momento de choque, de angústia e stress. O ambiente físico: os materiais, os móveis, a monitorização, o material de apoio ao tratamento e ainda a exposição ao ruído e luminosidade, é sem duvida uma das causas responsáveis pelo choque provocado na primeira visita.
Os Pais ficam ainda perturbados com a visão de todo o aparato técnico que envolve o seu pequeno bebé, e ainda com os sons e os cheiros da Unidade.
Muitas vezes os Pais olham para o seu bebé e associam a gravidade do seu estado à quantidade de tubos e fios que o envolvem.
O meu objectivo é ensinar aos Pais a olharem a UCIN não como inimiga, mas como o lugar que vai ajudar o seu bebé. E ainda a olharem todos os tubos e fios como os amigos essências para o seu bebé, naquela fase. Mas isto só é possível se os pais conhecerem a finalidade de cada tubo ou instrumento que envolve o seu bebé. Por isso vou falar um pouco de todo o material que pode encontrar junto ao seu bebé.
O bebé esta dentro de uma Incubadora. A incubadora tem por função substituir o útero materno, vai manter um ambiente quente, e vai regular a temperatura de acordo com a temperatura do bebé. Proporciona ainda a humidade necessária ao seu equilíbrio. A Incubadora possibilita que todos os cuidados e tratamentos necessários sejam realizados dentro desta, mesmo a pesagem do bebé. A incubadora tem ainda a função de proteger o bebé das infecções.
Para melhor vigilância do bebé, as suas funções vitais estão monitorizadas, através de alguns fios: A frequência cardíaca e frequência respiratória, através de uns fios que terminam nuns pequenos autocolantes, que são colados no peito e lado esquerdo da barriga do bebé. Um outro fio também colado por um autocolante e colado na região direita da barriga do bebé, vai avaliar a temperatura. Existe um outro parecido com uma pequena tira com uma luzinha vermelha, pode ser colocado num dos braços ou pés do bebé e destina-se a avaliar a quantidade de oxigénio no sangue.



Dependendo da prematuridade e instabilidade do bebé, este pode estar ventilado. O ventilador é um aparelho que está junto à incubadora. A ventilação faz-se através de uns tubos que entram na incubadora e que ligam ao bebé através de um tubo, chamado tubo endotraqueal, e pode estar colocado na boca ou nariz e que vai ate à traqueia. Os ventiladores são aparelhos bastante complexos e evoluídos e permitem fazer vários tipos de ventilação, de acordo com as necessidades do bebé, desde a ventilação completa, no bebé que não tem respiração espontânea, ate auxiliar apenas dando uma pequena ajuda, quando o bebé se esquece de respirar.




O bebé pode não estar ventilado e ter apenas uma ajuda para respirar, através de uns pequeninos tubos colocados no nariz e ligados a um outro aparelho chamado de CPAP. Ou ainda ter apenas um ambiente enriquecido em oxigénio dentro da incubadora.
Para alimentar o bebé, e como habitualmente não é alimentado com leite nas primeiras horas ou dias, é colocado numa veia periférica um fininho tubinho chamado de cateter, por onde será administrado o soro. Este cateter pode ser periférico e estar colocado em qualquer um dos membros ou menos frequente na cabeça. Pode ser central, e nos primeiros dias é aproveitado uma das veias do cordão umbilical onde é colocado através dela o cateter. O cateter central pode ainda ser colocado numa das veias dos braços, da região do pescoço, virilhas ou tórax, este cateter é de longa duração, tem a vantagem de não se estar sempre a picar o bebé. Alem do soro, o cateter serve também para administrar toda a medicação de que o bebé necessita.



O bebé tem ainda um outro tubinho colocado no nariz ou boca e vai ate ao estômago, é a sonda nasogastrica e tem como objectivo, nas primeiras horas, avaliar o inicio da produção dos ácidos que vão fazer a digestão dos alimentos. É também por aqui que o bebé vai receber a sua primeira refeição de leite.
O bebé encontra-se pouco vestido, pode ter apenas um gorro, uma camisinha e botinhas, não precisa estar muito agasalhado já que a incubadora proporciona um ambiente aquecido.
Na generalidade é este o equipamento que rodeia o bebé, pode ainda haver um ou outro equipamento ou instrumento necessário a uma determinada situação específica, mas que não é muito comum, e se acontecer oportunamente a equipa de enfermagem explicará aos Pais o objectivo desses mesmos equipamentos.
Alem do ambiente físico e equipamento que rodeiam o bebé, os Pais vão-se deparar com o ruído dos alarmes, o que os deixa assustados e inseguros, é importante que os Pais não fiquem assustados, nem em stress com estes. Nem todos os alarmes são de urgência, e a equipa de saúde está habilitada a reconhecer um alarme de urgência e a actuar rapidamente.

sábado, 10 de abril de 2010

sábado, 3 de abril de 2010

23 Março de 2010

Hoje quando te visitei, pelas 11 horas, para te dar banho reparei que já consegues tirar a sonda a ti próprio. Nada que já não tivéssemos imaginado que iria acontecer mal tivesses força para tal, pois és daqueles bebés cheio de genica e força. santiago, sabes que como estás empre com as mãos na cara não prevejo dias muito diferentes de hoje em diante, rapaz... Prepara-te para um põe e tira constante. Ai, ai...



Depois das 11.30 h iniciámos o ritual do banho: primeiro retirei-te a fralda com presente e deixei que a enfermeira te pesasse: 920 gramas! Enafilho, hoje passaste a barreira das 900 gramas, agora queremos é que caminhes para a das 100 gramas, n é? Estás finalmente a ganhar peso, meu amor... Continua assim, nem imaginas como nos fazes sorrir!!!



Após o banho estiveste a meu peito, fiz de "mãe-canguru", e aí sim, fomos realmente como que um só, fomos mesmo mãe e filho!! Eu aproveitei cada segundo para te olhar, te admirar, decorei cada milimetro do teu rosto, cada preguinha de teu corpo, cada movimento teu, cada pestanejar...

Tu aproveitaste para me tocar, me cheirar, apalpaste-me o peito, tentaste olhar no meu rosto, como quem tenta decorar algo importante, para nunca mais esquecer. Que lindo filho...




Este momento do nosso dia vale por todo o resto, é como que um recarregar de baterias, no qual vou buscar toda a energia diária, toda a energia que necessito. E quando te devolvo á "Girafa", a tua incubadora, parece-me a mim que este dia chegou ao fim, coloco a zeros o contador decrescente que vai marcar o tempo que falta até ao dia de amanhã... que estranho...


Obrigada e mais 24 horas...

O prematuro e o leite materno: Sim ou não?




O leite materno é a forma natural da mãe alimentar o seu filho, como tal, não existe melhor alimento para o bebé. Além de em termos nutricionais estar perfeitamente adaptado às necessidades do bebé, também do ponto de vista imunológico é inigualável, protegendo a sua saúde como nenhum outro. O Aleitamento Materno também favorece a saúde da mãe e é, obviamente, vantajoso em termos económicos e ecológicos.



O vínculo que se forma entre o par de amamentação Mãe/Filho é muito forte, reforçando a afectividade entre ambos, sendo muito menos provável que uma mãe que amamente, abandone ou maltrate o seu filho. Tanto a mãe como o filho saem desta experiência mais enriquecidos e com uma maior segurança e auto-estima.



Contudo, a falta de informação e apoio prático, levam a que muitas mães, apesar de todas estas vantagens, não consigam superar as dificuldades com que se deparam no decorrer da amamentação e esta se torne, em vez de um prazer, uma situação desesperante, o que leva ao abandono precoce da amamentação. É notório que as taxas de amamentação são muito mais baixas do que seria desejável.



Fonte: http://www.sosamamentacao.org.pt
A duração de uma gravidez é considerada normal, quando o parto se produz entre a 38ª e a 42ª semanas de gestação. Quando os bebés nascem antes das 38 semanas, então estamos perante um bebé prematuro ou também denominado de pré-termo.








O bebé prematuro caracteriza-se pela imaturidade do seu organismo, tornando-o mais vulnerável a determinadas enfermidades e, também, mais sensível a determinados factores externos (como sejam a luz e o ruído).

Neste sentido, a prematuridade pode classificar-se, segundo a idade gestacional, da seguinte forma:

Prematuridade Limite: compreende o grupo de bebés nascidos entre a 37ª e a 38ª semanas de gestação;

Prematuridade Moderada: pode ser definida quando o bebé nasce entre 31ª e 36ª semanas;

Prematuridade Extrema: Os recém-nascidos pré-termo extremo, são definidos como aqueles cuja idade gestacional é menor ou igual a 30 semanas, apresentam, como consequência desta maior imaturidade, problemas mais frequentes e mais graves, sobretudo os menores que 27 semanas.

Um bebé prematuro merece, assim, cuidados redobrados, uma vez que não teve a oportunidade de completar todo o processo de maturação biológico, dentro do útero da mãe.

No que se refere ao seu aspecto físico, destacam-se como principais características, as seguintes:

  • Tamanho pequeno;

  • Baixo peso ao nascer;

  • Pele fina, brilhante e rosada, por vezes coberta por lanugo (penugem fina);

  • Veias visíveis sob a pele;

  • Pouca gordura sob a pele;

  • Cabelo escasso;

  • Orelhas finas e moles;

  • Cabeça grande e desproporcionada relativamente ao resto do corpo;

  • Músculos fracos e actividade física reduzida;

  • Reflexos de sucção e de deglutição reduzidos

Os bebés prematuros, e dada a imaturidade que os caracteriza, podem mais facilmente adoecer. O risco associado a esta situação revela-se mais elevado quanto maior foi o grau de prematuridade e menor for o seu peso, muito em particular nos casos em que apresentam um peso inferior a 1500g.

É muito importante que os pais de um bebé prematuro conheçam a patologia própria destes bebés. Para isso é necessário que exista uma boa comunicação entre estes pais e as equipas médicas e de enfermagem que se encontram encarregues de cuidar do bebé. Aos pais deverá ser dada a confiança suficiente, para que possam expor livremente as suas dúvidas e preocupações, assim como, deverão ser criadas todas as condições para que os mesmos possam usufruir do seu bebé, desenvolvendo-se, desta forma, laços afectivos fortes, que tão importantes são para ambas as partes.

Ora toma lá...um descolamento de placenta...ou Um parto Hiper rápido:

É de referir que o nosso bebé esteve primeiro nos cuidados intensivos durante 6 longos dias, passando neste 6 dia para os cuidados intermédios, o que nos fez gritar de alegria: O nosso menino não precisava mais de cuidados extraordinários, era independente a nivel respiratória, cardiaco, renal, etc... sendo que a unica coisa que ainda necessitava era mesmo de crescer!!


Na chegada á u.c.intermédios deparám o-nos com uma série de alterações:

  • Já não nos era permitido visionar o bebé 24h por dia através da vidio vigilancia, o que nos deixou novamente ansiosos. note-se que existe cameras nesta unidade e em todas as encubadoras, contudo foi-nos informado que estavam avariadas... Enfim....

  • Nesta unidade intermédia já não existem quartos individuais: cada enfermaria tem 8 incubadoras e existem 3 salas/enfermarias. Agora, quando queremos falar com o nosso bebé temos de o fazer com todos os outros pais ou enfermeiras a assistir, o que nos deixa inibidos... mas ateñção, nao é nada que não se ultrapasse!!!

  • Agora é-nos permitido participar no banho do bebé: existem banhos ás 9h e ás 11h. Como o nosso Santi só acaba a toma de leite pelas 11h, tem-nos calhado sempre esse horário de banho, o que para nós é óptimo devido á distância de nossa casa á Mac.

Decidi passar a relatar por aqui as conquistas que nós pais e o nosso bebé Santiago fazemos em conjunto, desde o dia 17 de Março ( 14º dia de vida do Santi), primeiramente porque foi a partir deste dia que se deu o inicio do aumento gradual de peso do bebé. Note-se que o Santi chegou ao peso minimo de 730 gramas ( a 16 de Março).

Assim:


  • A 17/03/10 deu-se a primeira grande subida de peso: passou de 730 gramas a800 gramas. Causa: Inicio da toma do leite materno fortificado.

  • A 18/03/10 e apesar de não ter có-có na fralda, o Santi pesava 810 gramas.
Iuppiiii!!!!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Desenvolvimento do bebê de 0 a 3 anos


0-1 mês


Ouvir a voz da mamãe faz com que se acalme. Ele, inclusive, emite alguns sons para mostrar o quanto fica feliz com isto. Esta voz é conhecida, desde os tempos do útero.

Certamente, o bebê ainda não brinca, mas se diverte através das descobertas proporcionadas pelos sentidos, sobretudo, audição, tato e olfato.

As imagens que vê não são nítidas, a não ser que estejam em uma distância de mais ou menos 50 cm (ele não focaliza bem quando muito próximo nem quando muito distante).

Dorme até quatro horas seguidas, desde que esteja sequinho e bem alimentado.



1 mês



A partir de agora, já pode sair para visitas e passeios, mas sem exageros. Ele ainda precisa dormir bastante.

O neném balbucia, principalmente quando conversam com ele.

A sua visão de perto vai melhorando (enxerga o objeto colocado próximo de seus olhos numa distância de 20 cm a 50 cm).

Reage aos sons mais altos e é capaz de se assustar com ruídos inesperados.

Controla melhor a cabeça, mas ainda com apoio.

Explora as mãos.



2 meses



Consegue emitir sons.

Acompanha, com os olhinhos, pessoas e objetos.

Mexe braços e pernas, desordenadamente, devido à falta de coordenação.

Tenta pegar objetos suspensos, como o móbile de seu berço.

Os músculos do pescoço estão ainda enrijecidos. Mesmo assim, ele já sustenta a cabeça por alguns segundos.

O bebê gosta de ser apoiado nos ombros dos pais ou de ser segurado com as mãos sob seus braços.



3 meses



Finalmente, nosso herói consegue firmar a cabeça e ganha peso.

Fica de bruços, apoiado nos antebraços. Quer observar tudo que se passa em volta.

Responde aos estímulos dos pais, distribuindo sorrisos e gritinhos.

Chora ao deixar cair seu brinquedinho preferido e faz de conta que tosse. Tudo para chamar atenção.

Procura objetos que foram levados para longe da sua visão. É capaz de seguir, com o olhar, estes objetos até 180°.

Já consegue segurar o chocalho, com uma certa firmeza, por alguns minutos.



4 meses




Grita forte e demonstra uma clara preferência por alguns brinquedos.

Emite outros sons além do choro, ri bastante.

Toma consciência de si e gosta de se olhar no espelho.

Fica em pé quando segurado pelos ombros (axilas).

Explora objetos com a boca.

Balança brinquedos sonoros.







5 meses




Balbucia e combina consoantes com vogais, como "bá", "pá", "dá".

Vira-se para o lugar de onde provém uma voz, conseguindo discernir uma voz doce de outra áspera.

Imita caretas e pode estranhar pessoas.

Senta sozinho ou com algum apoio e rola para os dois lados.

Passa objetos de uma mão para a outra.

Chupa os dedinhos dos pés e brinca com eles.



6 meses



Olha quando é chamado e estica os braços para pedir colo.

Balbucia monossílabos associados com figuras e gosta de brincar de esconder.

Come papinhas.

Ao final do sexto mês, fica sentado e pode segurar duas coisas ao mesmo tempo.

Tudo o que pega leva à boca.

Vira-se para todos os lados.



7 meses



Grita e ri alto e ensaia engatinhar, só que ainda não consegue.

Tem reações de estranheza a pessoas e objetos não conhecidos e sente medo.

Repete os próprios sons.

Descobre o nariz, a orelha e os órgãos genitais.

Começa a se arrastar pelo chão da casa.

Apanha pedacinhos de comida e come.



8 meses



Começa a entender o significado do não.

Manifesta sentimentos de raiva ao ser contrariado.

Fica de pé com apoio.

Segura objetos com a ponta dos dedos, bate palmas e coloca vários cubos dentro de uma caixa.

Ganha força no quadril e consegue engatinhar.

Depois de muitas tentativas, nosso bebê senta sozinho.



9 meses



Agora, ele atende pelo nome e passa a manifestar de forma mais clara sua personalidade. Gosta de ser o centro das atenções e faz gracinhas.

Imita sons e acha brinquedos escondidos.

Senta sem apoio virando o corpo para os lados sem cair e brinca com objetos, enquanto está sentado.

Desloca-se, arrastando-se ou engatinhando (alguns bebês nem chegam a engatinhar. mesmo assim, movimentam-se de alguma forma).

Tenta ficar de pé e se equilibrar segurando em algum móvel.

Bate palmas, pega pequenos objetos e já consegue usar xícara ou copinho.



10 meses



Senta e levanta sozinho, dá tchau e já troca passinhos, com apoio.

Imita sons e se interessa por fotos, desenhos e figuras.

Come bolacha.

Engatinha bem e fica em pé com apoio.

Gira a parte superior do corpo para alcançar um objeto.

Melhora a habilidade manual (já pode levantar uma colher) e começa a definir qual mão vai ser a dominante.



11 meses



Diz mamá, papá e tchau e também atende a "dá", mas não solta o objeto.

Caminha com apoio, passa da posição de pé para sentado e desloca-se segurando em móveis.

Vira páginas de um livro, segura copos e chama adultos e crianças para brincar.

Move-se com agilidade, sobe e desce de móveis e escadas.

Canta e dança.

Já abre gavetas e começa a ter noção do que é proibido e permitido.



12-18 meses



Tenta dar nomes a objetos apontando para eles e lembra onde estão guardados seus brinquedos.

Presta atenção, como se estivesse acompanhando uma conversa.

Já pode fazer as refeições com a família, mas gosta de comer com as mãozinhas.

Começa a andar (de início, muitos caminham apoiando-se em algum móvel para, só depois, andar sozinhos com mais firmeza).

Relaciona a palavra "não" a uma atividade proibida, mesmo assim, não se desvia do que está fazendo.

Empilha objetos, coopera na hora de se vestir, brinca com água e aprende a morder.



18-24 meses



Diz "não" indiscriminadamente.

Fica envergonhado e pode sentir medo na presença de estranhos.

É capaz de usar o peniquinho.

Não quer emprestar um brinquedo e demonstra isso claramente.

Arruma e desarruma objetos.

Carrega algo nas mãos enquanto anda, podendo até mesmo virar o corpo de um lado para o outro.







24-36 meses



Forma sentenças com duas ou três palavras, como "Mamãe vai carro" ou "Qué comê" e usa palavras para expressar sentimentos. Além disto, conta fatos reais e imaginários e identifica figuras em um livro.

Segue comandos simples, como ir até o quarto e pegar um objeto.

Sobe e desce escadas sem muita ajuda, porém supervisionado e dança movimentando o corpo, conforme o ritmo da música.

Corre, sobe e desce de uma cadeira ou banco.

Escolhe roupas e tenta vesti-las ou calçar os sapatos, nem sempre no pé certo.

Responde não a qualquer pedido e pode até mesmo se recusar a fazer o que é necessário.



3 anos



Entende muitas palavras e monta frases.

Classifica objetos, partes do corpo e cores. Reconhece, ainda, os opostos, como grande e pequeno, alto e baixo, feliz e triste. Rabisca e faz desenhos rudimentares de pessoas ou objetos.

Diz seu nome, idade, sexo e o mês de aniversário.

Veste-se sozinho, desde que não precise escolher a roupa (é normal trocá-la várias vezes, achando isso divertido).

Pula, salta e chuta bola com ambos os pés.



Fonte: www2.uol.com.br

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Os Homens que odeiam as Mulheres - STIEG LARSSON

Ler é um dos meus maiores prazeres. Principalmente quando temos tempo livre. Bastante até, agora que estou grávida e em casa!

Não haver horários para nada, não ter compromissos nem prazos, nem sequer para comer, faz com que ler seja onde e quando se quiser, sem obrigatoriedade de parar. Aaaahhh! E como é bom!

Um livro que quero á muito explorar e que espero faze-lo já já aseguir à visita do pai natal è este quevos falo: O primeiro da triologia Millenium, Os Homens que Odeiam as Mulheres, cujasprimeiras 33 páginas li de uma assentada numa das minhasminhas idas à wook do dolce vita Tejo, para onde vou agorinha mesmo, buscar o meu maridão!

e que li de um fôlego tem tudo para ser um bom companheiro de férias: aventura, mistério, suspense, actualidade, política, policial, amor, sexo, que se sucedem de forma veloz, em 539 páginas tão bem escritas e que nos prendem ao enredo magistralmente.






« Os homens que odeiam as mulheres » é o 1º volume de uma trilogia escrita pelor Stieg Larsson. Jornalista e editor da revista Expo, Stieg Larsson foi um dos maiores peritos mundiais no estudo de movimentos antidemocráticos, de extrema-direita e nazis. Digo “foi” porque já morreu, exactamente depois de entregar os três volumes da trilogia Millennium .Morreu de causas naturais, ao que parece e, apesar de todas as mortes serem lamentáveis, depois de o lermos, concordamos que tenha sido cedo demais.

Mas afinal de que trata o livro?






Começa tudo com um escândalo jornalístico sobre um banqueiro que, devido a falta de provas que justifiquem as acusações publicadas, levam à condenação de Mikael Blomkvist, jornalista e editor da revista Millennium.

Afastado voluntariamente da revista, é contactado e contratado pelo patriarca de uma das grandes famílias suecas, Henrik Vanger, dono de uma sólida indústria com ramificações em diversas áreas. A proposta que ele faz ao jornalista é insólita e aliciante; descobrir o mistério da morte de uma sua sobrinha-neta, há 40 anos atrás, pagando-lhe uma avultada soma em dinheiro mas, melhor que tudo, dando-lhe em troca provas concretas da corrupção do “tal” banqueiro que lhe permitirão a vingança . Como disfarce para a sua investigação, dado que a família Vanger é um ninho de víboras, diria a todos que estava a escrever a história da família.

Esta é a 1ª parte da história, as 122 páginas iniciais.

A partir daqui temos um Mikael que se instala lá bem a norte da Suécia, numa pequena cabana em Hedestad, gelada e solitária, deixando para trás a sua amante e sócia à frente da revista. Começa a investigar e estudar a família em questão e a analisar o dia fatídico da morte de Harriet.

Fascinante é a segunda personagem mais importante, Lisbeth Salander, freelancer numa empresa de investigação privada, uma hacker fabulosa, que investiga Mickael a pedido de Vanger. De personalidade fechada, altemente problemática e irrascível vai acabar por trabalhar com Mikael e envolver-se afectiva e fisicamente com ele. Juntos vão passar por algumas vicissitudes, perseguições e finalmente descobrir o mistério de Harriet Vangler.

Não vos vou contar mais pormenores porque tiraria todo o interesse a quem o quiser ler. Direi apenas que é bem interessante o contexto político e económico sueco onde se passa a acção, a actualidade do mundo e submundo da imprensa, as novas tecnologias e a sua aplicação fascinante à espionagem electrónica.

Não percam. Leiam!

Segue-se em breve, espero, « A rapariga que sonhava com uma lata de gasolina e um fósforo », 2º volume desta trilogia e que já está na minha mesa à espera de vez. O 3º é « A rainha no palácio das correntes de ar». Sugestivos os títulos, não?

7 Dicas para Quem Vai Comprar um E-book Reader

Nos últimos tempos, os consumidores brasileiros ganharam duas opções de e-readers que podem ser comprados com a maior facilidade e em território nacional: o Kindle Internacional, da Amazon, e o Cool-er - vendido no Brasil pela Gato Sabido. Existem ainda as várias outras opções internacionais, disponíveis para os tupiniquins nos eBays da vida.



Quem é fã de tecnologia e livros, já não consegue resistir à tentação. Quer - e vai - comprar o seu e-reader! Nessa hora, todo cuidado é pouco, já que o investimento é grande e ninguém quer se arrepender depois. Para ajudar os leitores na dura tarefa de escolher o seu aparelho, preparei uma lista com 7 dicas essenciais para considerar antes da compra.



1 - Considere as suas necessidades (e o seu desejo!)

No final de outubro, eu estava em um vôo Rio-Poa e me sentei justamente ao lado de um senhor que, durante o vôo, sacou um Kindle DX. Eu conversei com ele na hora do lanche, e perguntei: porque o Kindle DX, ao invés do Kindle Internacional? Pelo conforto de ler em uma tela maior, com letras bem grandes, foi a resposta. O Kindle DX tem uma tela de nove polegadas, o que facilita para quem tem a visão cansada, comparado ao Kindle Internacional e à maioria dos demais e-readers atualmente no mercado, com suas telas pequenas de seis polegadas.



A primeira coisa a considerar, portanto, é a sua necessidade. Pesquise produtos diferentes, compare preços e especificações. Aqui no site da Plus você pode comparar as diferentes versões do Sony Reader com o Kindle Internacional. Em breve, teremos uma análise também do Cool-er.



Se você viaja muito e gosta de ler, mas nunca tem tempo para sentar e escolher um livro, o Kindle Internacional é o seu aparelho. Graças à conexão 3G do Kindle Internacional, que funciona no Brasil, você pode comprar um livro direto da loja da Amazon a qualquer momento, seja num táxi, no ônibus, no aeroporto, na praia, etc. Ainda existem poucos títulos em português à venda, mas isso vai mudar rapidamente, nos próximos meses, à medida que as editoras ofereçam seus catálogos em formato eletrônico. Jornais como O Globo, Jornal do Commércio (PE) e Zero Hora (RS) já podem, inclusive, ser assinados no Kindle Internacional.



Quem vive numa correria menor, pode comprar um aparelho um pouco mais barato, sem conexão sem fio. Para abastecer o aparelho com livros, sempre será necessário um computador - o que não é problema para muita gente. Muitos aparelhos funcionam assim: os readers da Sony, o Cool-er, o Cybook, entre outros.



Se você é daqueles leitores compulsivos, que gostam de ler em todos os lugares, em filas e salas de espera, uma boa pedida é o Sony PRS-300 - um “pocket” e-reader. Ele tem uma tela ligeiramente menor que a dos outros aparelhos (cinco polegadas, ao invés de seis), o que permite ser carregado até mesmo em alguns bolsos mais largos. Esse ainda não é vendido diretamente no Brasil, mas pode ser encontrado em sites como eBay, Mercado Livre e até no site da Amazon.



2 - Na guerra dos formatos, quem perde é o leitor



Livro comprado no Kindle, só pode ser lido no Kindle e nos programas da Amazon. Você não consegue ler um livro do Kindle no Sony Reader, por exemplo



Se você é daqueles que gosta de ter backup de tudo, inclusive (ou principalmente) dos seus e-books, fique muito, muito atento. Praticamente nenhum jornal ou revista, no Brasil, abordou esse assunto seriamente (até agora, pelo menos).



Ao comprar um e-book na loja da Amazon, você só poderá ler o e-book usando softwares ou aparelhos da própria Amazon. Sabia disso? Você nunca poderá transferir seus e-books do Kindle para, por exemplo, um Sony Reader. É como ter um computador e não poder passar seus arquivos para outro, apenas porque o fabricante é diferente. Parece absurdo, mas a Amazon trabalha assim. Esse problema, felizmente, se restringe apenas aos e-books comprados através do 3G do Kindle, ou na loja da Amazon - os livros provenientes de outras fontes, que você mesmo transferir para o aparelho usando o computador, poderão ser acessados livremente.



Portanto, antes de comprar seu aparelho, considere se essa liberdade é algo importante para você - e nesse caso, opte por aparelhos como Sony Reader, Cool-er, Cybook, entre outros, que permitem acessar e trocar os livros de um aparelho para outro, sem maiores problemas.



3 - Nem sempre o mais caro é melhor

Essa regra se aplica perfeitamente aos e-readers. O melhor é aquele que vai se encaixar nas suas necessidades, e nem sempre esse é o mais caro. Para algumas pessoas, um aparelho como o Kindle DX, bem mais caro que os demais, pode ser um estorvo por causa do tamanho equivalente ao de um caderno escolar.



3 - Leve em conta o que você pretende ler

Isso é crítico. E bem simples, na verdade.



Confirme se os livros que você quer ler existem em versões e-books. Se você vai comprar um aparelho para ler a obra completa de Clarice Lispector, certifique-se, previamente, que os livros dela estão disponíveis como e-books. Se não estiverem, tenha paciência - ou, nossa sugestão, entre em contato com a editora e encha o saco deles pedindo versões em e-book.



Caso você vá comprar um aparelho para ler arquivos que já possui, certifique-se que esses arquivos estão em um formato compatível com o aparelho que você vai comprar (e se não estiverem, se podem ser convertidos adequadamente e poderão ser lidos).





Quem gosta de anotações, pode ficar desapontado ao comprar um Reader da Sony



4 - Para quem gosta (ou precisa) fazer anotações

Para quem não precisa anotar nada, o mundo é cheio de possibilidades.



Porém, se você é daqueles que adoram fazer anotações… seu caminho será o Kindle, ou uma versão mais atualizada do Sony Reader. O Kindle tem a vantagem daquele tecladinho qwerty bizarro, que é muito útil na hora de fazer anotações. Elas podem ser salvas no computador, também.



Então, fãs de anotações… desistam de Cybook, esqueçam o Cool-er, esqueçam a versão Pocket do Sony Reader. Serão decepcionantes para vocês.



5 - Se a grana é curta, seja sensato…

Sem dinheiro e cheio de vontade? Prefira seguir lendo no e-reader mais completo de todos os tempos, que instala programas, exibe vídeos e toca música, acessa Internet e faz de tudo um pouco: o seu computador. Gaste o dinheiro em livros, mesmo e-books, mas não em aparelhos para ler e-books, se a sua grana é curta.



Para quem tem pouca grana, mas não desiste nunca, vale procurar aparelhos usados. Um usado muito decente é o Sony Reader PRS-505, que, mesmo fora de linha, ainda é um dos melhores e-readers disponíveis. O contraste para leitura é muito bom, e suas funções superam as de muitos aparelhos à venda atualmente, como o Cool-er.



Analistas estimam que os e-readers ficarão populares quando seu preço cair a um patamar inferior a US$ 100,00. Aguarde esse dia, dizem que será por volta de 2011.



7 - …e se você não tem pressa, segure sua vontade mais um pouco

A primeira coisa que se espera, é uma redução de preços dos e-readers nos próximos meses, à medida que a popularização aumenta e a competição se acirra.



Também são aguardados, nos próximos seis meses, lançamentos que vão mexer com o mercado e eventualmente reduzir os preços de muitos dos aparelhos que estão à venda hoje. Barganhas vão surgir num horizonte bem próximo. Os lançamentos que todos aguardam, são os seguintes:



- O tablet da Apple, que todo mundo diz que será um e-book reader matador - uma versão gigante do iPhone;



- E-reader da Asus, aquela empresa que inventou os netbooks. Especula-se sobre o lançamento de um modelo com duas telas (e barato);



- Sony Reader no Brasil. Cedo ou tarde, alguma editora vai trazer esse aparelho para o Brasil. Dizem alguns, que já é para março/2010;



- O Cool-er ganhará uma versão sem fio em julho/agosto de 2010.



Se você ainda não tem certeza, ou não consegue se decidir, tenha paciência e espere. Pense em todas aquelas pessoas que compraram Betamax ao invés de Videocassete, HD-DVD ao invés de Blu-Ray… a pressa é inimiga do consumidor.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Preparação do enxoval / O que levar para a maternidade / Vestuário / Produtos de higiene


  • As roupas do bebé /Vestir o bebé /Lavagem da roupa


As compras dos materiais para o enxoval devem ser feitas até ao 7º mês de gestação, numa fase
em que a futura mãe ainda se encontra por um lado, em boa forma e por outro já na expectativa do
parto. Assim a grávida estará mais confiante e tranquila no caso de algum imprevisto que antecipe o
parto. No entanto, não é necessário comprar antecipadamente muita roupa, porque não conhecendo
o ritmo de crescimento da criança poderá comprar algo que não sirva, isto é, não deve comprar
nada supérfluo, apenas o essencial.

O que levar para a maternidade

Será sempre aconselhável a mãe informar-se previamente sobre este assunto junto da maternidade
onde pensa vir a ter o bebé, pois a maioria das maternidades fornece as fraldas necessárias ao
bebé durante o período de internamento.

Vestuário

4 babygrows, vestidinhos ou fatinhos

4 bodies ou camisinhas interiores

4 calcinhas de algodão

6 ou 6 babetes ou fraldas de pano

1 xaile

2 pares de botinhas ou meias (consoante a estação do ano)

toalha macia destinada para o banho

2 chuchas

Produtos de higiene

12 a 18 fraldas descartáveis

1 esponja natural

sabonete líquido ou de glicerina

óleo protector (óleo de amêndoas doces)

creme hidratante rico em vitamina A e D

algodão

toalhetes neutros, não perfumados


As roupas do bebé:


O bebé deve ser vestido conforme os pais se vestirem, pondo ou retirando a roupa, ou seja, devem
ser agasalhados consoante a temperatura que estiver nesse dia. Uma camisa e uma fralda podem
ser suficientes.
Uma touca é necessária para proteger a cabeça do bebé e minimizar a perda de calor se estiver frio,
e ainda para proteger do sol e resguardar os seus olhos que nesta altura são muito sensíveis.
Aconchegar o bebé com um cobertor mantém a sua temperatura corporal e dá-lhe uma sensação de
segurança. Demasiada roupa em temperaturas quentes pode causar desconforto e prurido
provocados pelo calor. Por outro lado se tiver roupa a menos em tempo frio pode também causar
desconforto.
È aconselhável que a roupa do bebé seja o mais simples possível e de lavagem prática, com a
garantia de máxima higiene e conforto. No dia-a-dia, para bem da mãe, é aconselhável que o
vestuário do bebé seja o mais fácil de engomar possível e que não exija tratamentos especiais.
Para bem do bebé é necessário que o vestuário tenha o tamanho exacto, para que seja mais fácil
vestir o mesmo. As roupas devem ser sem rendas e aplicações pois estas poderão incomodar e
magoar o bebé. Toda a roupa deve ser folgada, aberta de cima para baixo, fechar com molas, sem
elásticos apertados e fácil de vestir e despir.
Devem-se escolher roupas confeccionadas com tecidos naturais, tais como: o algodão, linho e
cambraia, pois permitem a transpiração da pele e não causam alergias. Se sentir os pés e as mãos
frias deve agasalhar o bebé. Se a pele estiver muito quente ou suada deve vestir roupa mais leve e
fresca.
O bebé prematuro vai precisar de mais roupa para se aquecer, e todos necessitam de usar gorro (a
perda de calor é essencialmente feita pela cabeça do bebé). Quanto aos sapatinhos, devem ser
confeccionados em pele de qualidade e macia, de forma a que se tornem mais confortáveis, seguros
e ideais (desaconselha-se o uso de ténis).

Vestir o bebé:

Quando vestir o bebé enfie a camisola nas mãos e alargue a abertura do pescoço antes de a enfiar.
Em seguida faça deslizar a camisola sobre o resto da cabeça. Não puxe a camisola com força sobre
a face, nem prenda os dedos nas mangas. Aliás, é aconselhável que os primeiros bodies do seu bebé sejam
de molas laterais, de modo a que abram totalmente, evitando o esforço de os enfiar pela cabeçinha frágil.
Se usar fraldas de pano a absorção pode ser aumentada, colocando a parte mais volumosa da fralda na
frente para os meninos e atrás para as meninas.
Desta forma a urina será melhor absorvida e a pele mais protegida. Pode colocar-se um resguardo
por baixo do bebé para proteger o lençol. Guarde as toalhas e roupa do bebé em separado para
evitar infecções.

Lavagem da roupa:

Os cuidados com a roupa do recém-nascido são fundamentais pois os resíduos de sabão, das fezes
ou urina podem irritar o bebé e estes ajudam a minimizar infecções. Toda a roupa do bebé deve ser
lavada antes de usada pela primeira vez, visto que a lavagem é indispensável para combater a
sujidade e a goma das peças de roupa.
Pode-se lavar a roupa na máquina (num programa leve) separada da roupa dos adultos, com
detergente usual desde que não se use amaciador. Não se deve utilizar lixívia ou detergentes que
possam alterar a qualidade da roupa e provocar irritações na pele do bebé. As roupas com fecho de
velcro devem ser lavadas com o fecho fechado.
Quanto à secagem deve fazer-se ao ar livre e ao sol para neutralizar os resíduos e não em
máquinas de secar e/ou radiadores pois estes tornam a roupa áspera. Também não se deve usar
alfinetes-de-dama, fitas, fios, anéis, pulseiras principalmente com medalhinhas, pois estes adereços
podem provocar lesões graves nos bebés.