sexta-feira, 4 de junho de 2010

[Fotografia - Escrevendo com a luz] breve história da fotografia - parte 5

[Fotorafia - Escrevendo com a luz] breve história da fotografia - parte 5




--------------------------------------------------------------------------------

As máquinas fotográficas



Toda a química envolvida na vida de um fotógrafo começou a ser simplificada com a criação de placas secas com uma espécie de gelatina que já traziam os compostos químicos necessários para uma fotografia. Com a criação do celulóide, por Alexander Parkes em 1861, os últimos problemas visíveis nas placas secas (fragilidade e peso) foram resolvidos.



George Eastman, fundador da empresa Eastman Kodak Company, no final do século XIX, teve a idéia de criar uma longa camada de nitrato de celulose, que era colocado em uma máquina fotográfica e a cada foto, tal camada era enrolada em uma espécie de carretel. Era um filme de nitrato de celulose (o celulóide usado na época).



A cada foto, o filme era enrolado num carretel, e no final do processo, o filme era enviado para a fábrica, onde era revelado. O funcionamento do equipamento (Kodak n.1, lançado em 1888 ) é a descrição exata de como funciona uma câmera fotográfica tradicional. E o slogan "Você aperta o botão e nós fazemos o resto" mostrava que a fotografia podia agora ser feita por qualquer pessoa, sem conhecimentos de química. Por um preço de 25 dólares, as câmeras de Eastman ficaram conhecidas pela sua simplicidade: bastava que o usuário apertasse o botão e pronto. Tal fato foi importante para a difusão das câmeras fotográficas em todo o século XX

Sem comentários:

Enviar um comentário