sábado, 3 de abril de 2010

23 Março de 2010

Hoje quando te visitei, pelas 11 horas, para te dar banho reparei que já consegues tirar a sonda a ti próprio. Nada que já não tivéssemos imaginado que iria acontecer mal tivesses força para tal, pois és daqueles bebés cheio de genica e força. santiago, sabes que como estás empre com as mãos na cara não prevejo dias muito diferentes de hoje em diante, rapaz... Prepara-te para um põe e tira constante. Ai, ai...



Depois das 11.30 h iniciámos o ritual do banho: primeiro retirei-te a fralda com presente e deixei que a enfermeira te pesasse: 920 gramas! Enafilho, hoje passaste a barreira das 900 gramas, agora queremos é que caminhes para a das 100 gramas, n é? Estás finalmente a ganhar peso, meu amor... Continua assim, nem imaginas como nos fazes sorrir!!!



Após o banho estiveste a meu peito, fiz de "mãe-canguru", e aí sim, fomos realmente como que um só, fomos mesmo mãe e filho!! Eu aproveitei cada segundo para te olhar, te admirar, decorei cada milimetro do teu rosto, cada preguinha de teu corpo, cada movimento teu, cada pestanejar...

Tu aproveitaste para me tocar, me cheirar, apalpaste-me o peito, tentaste olhar no meu rosto, como quem tenta decorar algo importante, para nunca mais esquecer. Que lindo filho...




Este momento do nosso dia vale por todo o resto, é como que um recarregar de baterias, no qual vou buscar toda a energia diária, toda a energia que necessito. E quando te devolvo á "Girafa", a tua incubadora, parece-me a mim que este dia chegou ao fim, coloco a zeros o contador decrescente que vai marcar o tempo que falta até ao dia de amanhã... que estranho...


Obrigada e mais 24 horas...

O prematuro e o leite materno: Sim ou não?




O leite materno é a forma natural da mãe alimentar o seu filho, como tal, não existe melhor alimento para o bebé. Além de em termos nutricionais estar perfeitamente adaptado às necessidades do bebé, também do ponto de vista imunológico é inigualável, protegendo a sua saúde como nenhum outro. O Aleitamento Materno também favorece a saúde da mãe e é, obviamente, vantajoso em termos económicos e ecológicos.



O vínculo que se forma entre o par de amamentação Mãe/Filho é muito forte, reforçando a afectividade entre ambos, sendo muito menos provável que uma mãe que amamente, abandone ou maltrate o seu filho. Tanto a mãe como o filho saem desta experiência mais enriquecidos e com uma maior segurança e auto-estima.



Contudo, a falta de informação e apoio prático, levam a que muitas mães, apesar de todas estas vantagens, não consigam superar as dificuldades com que se deparam no decorrer da amamentação e esta se torne, em vez de um prazer, uma situação desesperante, o que leva ao abandono precoce da amamentação. É notório que as taxas de amamentação são muito mais baixas do que seria desejável.



Fonte: http://www.sosamamentacao.org.pt
A duração de uma gravidez é considerada normal, quando o parto se produz entre a 38ª e a 42ª semanas de gestação. Quando os bebés nascem antes das 38 semanas, então estamos perante um bebé prematuro ou também denominado de pré-termo.








O bebé prematuro caracteriza-se pela imaturidade do seu organismo, tornando-o mais vulnerável a determinadas enfermidades e, também, mais sensível a determinados factores externos (como sejam a luz e o ruído).

Neste sentido, a prematuridade pode classificar-se, segundo a idade gestacional, da seguinte forma:

Prematuridade Limite: compreende o grupo de bebés nascidos entre a 37ª e a 38ª semanas de gestação;

Prematuridade Moderada: pode ser definida quando o bebé nasce entre 31ª e 36ª semanas;

Prematuridade Extrema: Os recém-nascidos pré-termo extremo, são definidos como aqueles cuja idade gestacional é menor ou igual a 30 semanas, apresentam, como consequência desta maior imaturidade, problemas mais frequentes e mais graves, sobretudo os menores que 27 semanas.

Um bebé prematuro merece, assim, cuidados redobrados, uma vez que não teve a oportunidade de completar todo o processo de maturação biológico, dentro do útero da mãe.

No que se refere ao seu aspecto físico, destacam-se como principais características, as seguintes:

  • Tamanho pequeno;

  • Baixo peso ao nascer;

  • Pele fina, brilhante e rosada, por vezes coberta por lanugo (penugem fina);

  • Veias visíveis sob a pele;

  • Pouca gordura sob a pele;

  • Cabelo escasso;

  • Orelhas finas e moles;

  • Cabeça grande e desproporcionada relativamente ao resto do corpo;

  • Músculos fracos e actividade física reduzida;

  • Reflexos de sucção e de deglutição reduzidos

Os bebés prematuros, e dada a imaturidade que os caracteriza, podem mais facilmente adoecer. O risco associado a esta situação revela-se mais elevado quanto maior foi o grau de prematuridade e menor for o seu peso, muito em particular nos casos em que apresentam um peso inferior a 1500g.

É muito importante que os pais de um bebé prematuro conheçam a patologia própria destes bebés. Para isso é necessário que exista uma boa comunicação entre estes pais e as equipas médicas e de enfermagem que se encontram encarregues de cuidar do bebé. Aos pais deverá ser dada a confiança suficiente, para que possam expor livremente as suas dúvidas e preocupações, assim como, deverão ser criadas todas as condições para que os mesmos possam usufruir do seu bebé, desenvolvendo-se, desta forma, laços afectivos fortes, que tão importantes são para ambas as partes.

Ora toma lá...um descolamento de placenta...ou Um parto Hiper rápido:

É de referir que o nosso bebé esteve primeiro nos cuidados intensivos durante 6 longos dias, passando neste 6 dia para os cuidados intermédios, o que nos fez gritar de alegria: O nosso menino não precisava mais de cuidados extraordinários, era independente a nivel respiratória, cardiaco, renal, etc... sendo que a unica coisa que ainda necessitava era mesmo de crescer!!


Na chegada á u.c.intermédios deparám o-nos com uma série de alterações:

  • Já não nos era permitido visionar o bebé 24h por dia através da vidio vigilancia, o que nos deixou novamente ansiosos. note-se que existe cameras nesta unidade e em todas as encubadoras, contudo foi-nos informado que estavam avariadas... Enfim....

  • Nesta unidade intermédia já não existem quartos individuais: cada enfermaria tem 8 incubadoras e existem 3 salas/enfermarias. Agora, quando queremos falar com o nosso bebé temos de o fazer com todos os outros pais ou enfermeiras a assistir, o que nos deixa inibidos... mas ateñção, nao é nada que não se ultrapasse!!!

  • Agora é-nos permitido participar no banho do bebé: existem banhos ás 9h e ás 11h. Como o nosso Santi só acaba a toma de leite pelas 11h, tem-nos calhado sempre esse horário de banho, o que para nós é óptimo devido á distância de nossa casa á Mac.

Decidi passar a relatar por aqui as conquistas que nós pais e o nosso bebé Santiago fazemos em conjunto, desde o dia 17 de Março ( 14º dia de vida do Santi), primeiramente porque foi a partir deste dia que se deu o inicio do aumento gradual de peso do bebé. Note-se que o Santi chegou ao peso minimo de 730 gramas ( a 16 de Março).

Assim:


  • A 17/03/10 deu-se a primeira grande subida de peso: passou de 730 gramas a800 gramas. Causa: Inicio da toma do leite materno fortificado.

  • A 18/03/10 e apesar de não ter có-có na fralda, o Santi pesava 810 gramas.
Iuppiiii!!!!