quarta-feira, 2 de junho de 2010

Como escrever um bom post no seu blog!

Neste post, elaborei uma série de dicas para se obter o máximo proveito de um post - quanto para os leitores (tratando-se de usabilidade e outros conceitos para a leitura não se torne cansativa) quanto para os algoritmos dos buscadores.




A internet de hoje é bastante competitiva, e lógico que todos queremos obter o máximo rendimento do trabalho que fazemos. O que está escrito adiante é um pouco dos conceitos básicos de SEO, usabilidade e redação (que valem mais do que horas de otimização de código). Lembre-se: Bom conteúdo é o maior triunfo de um site - e forma também conta pontos na redação.



1.Manter uma freqüência regular de postagem. Evite ao máximo ficar muito tempo sem postar, ou postar em intervalos muito irregulares.

2.Preze pelo bom português e evite o uso de palavrões.

3.Colocar as palavras chaves em negrito é recomendável.

4.É recomendável que os posts tenham no mínimo 2 parágrafos de bom tamanho. Assuntos que não demandem muita escrita podem ser agrupados com tópicos correlatos.

5.Procure elaborar um texto que ao mesmo tempo desperte interesse e deixe claro o assunto do texto, utilizar as palavras-chave do texto. Ex.: Ao invés de “Notícia do Dia” coloque “Mozilla lança o Firefox 3”.

6.Use e abuse de links de referência (exceto aqueles para sites que não mereçam créditos). Citar fontes, outros blogs relacionados, outras leituras sobre o mesmo assunto é bastante válido.

7.Ao redigir, pense nas palavras que poderiam ser utilizadas numa busca e a coloque no texto. O famoso “nua, pelada e sem roupa” é mais válido do que “desprovida de vestimentas” mesmo que o significado seja o mesmo.

8.Ao transcrever parte de um texto de outro site utilize o recurso “citação” ou “blockquote”, representado por duas aspas no painel do wordpress.

9.Em hipótese alguma artigos de outros autores devem ser publicados, ainda que com os devidos créditos, até mesmo que sua distribuição seja livre. Conteúdo duplicado não é bem visto pelos buscadores. Vale a leitura e uma reescrita do material.

10.Traduções são bem-vindas, desde que a fonte esteja indicada.

11.Ilustrações também são bem-vindas. Além de ajudar o leitor a entender o que está sendo dito, também beneficia o site na busca por imagens. O atributo ALT é indispensável para toda e qualquer imagem publicada. Observe se a imagem publicada tem direitos autorais e não vai causar problemas futuros