sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Desafio Literário 2011

Desta vez vou participar!



Esta é a segunda edição do Desafio Literário. Na primeira vez eu até acabei por saber, mas não me empolguei assim muito. Algumas amigas minhas participaram e eu fiquei apenas com a intenção no pensamento Dessa vez eu não deixei passar!

A lista deu trabalho para fazer. Os temas são mais difíceis, alguns até de definir, mas gostei muito de pesquisar sobre esses livros e não vejo a hora de começar. A maior parte desses livros pode ser considerada como clássico de alguma coisa. E grande parte desses autores são famosos e um dos maiores problemas é eu ser portuguesa e a maioria (senão todas as outras participantes, né?)serem brasileirasr', daí nos clássicos da literatura eu ter escolhido livros de autores portugueses assim como nos autores regionais (embora depois tenha dado uma olhada nas vossas escolhas e procurado outras opções) . Bem, sem mais demoras vamos lá:

Janeiro - Literatura Infanto-Juvenil

No mês das férias, vamos nos divertir com a criançada e aproveitar o tempo junto da família com muita leitura! Que tal escolher algumas obras destinadas às crianças e aos adolescentes para o Desafio Literário 2011?
1-Crepúsculo - Stephanie Meyer
2- O menino de pijama listrado - John Boyne
3- Nómada - Stephanie Meyer

Fevereiro - Biografia e/ou Memórias
A biografia é um gênero literário por meio do qual se narra a história de vida de uma pessoa após sua morte. Na atualidade, este gênero está passando por mudanças, tendo em vista que as pessoas têm escrito suas próprias memórias. Que tal ler aquela biografia e/ou livro de memórias de nosso ídolo?
1- Samsara " a vida, a morte, o renascimento" - O livro do Dalai Lama
2- Eu, Christiane F., 13 anos, drogada e prostituta - de Kai Hermann e Hors Rieck
3-

Março - Romance épico
O gênero épico é uma das mais antigas manifestações literárias. O enredo caracteriza-se por ressaltar os feitos dos heróis ou as aventuras de um povo. Neste mês, vamos desengavetar aqueles romances épicos que compramos por impulso e acabaram no esquecimento!
1- Os irmãos Karamazov - de Fiódor Dostoievski
2- As Brumas de Avalon - A Senhora da magia - Marion Z. Bradley
3- A Casa da Floresta - Marion Z. Bradley

Abril - Ficção científica
As obras de ficção-científica são aquelas que retratam, de modo real ou imaginário, o impacto da ciência e da tecnologia sobre a vida das pessoas, em particular, e da sociedade, em geral. No Brasil, este gênero literário não é muito popular, por isso, neste mês, que tal experimentar o gosto pelo tema?
1-O Retrato de Rose Madder - Stephen King
2- Fortaleza Digital - Dan Brown
3- Admirável Mundo Novo  -  Aldous Huxley


Maio - Livro-reportagem
O casamento da literatura com o jornalismo tornou o livro-reportagem um gênero literário. Com isso, os autores, que são jornalistas profissionais, têm uma alternativa para publicar seus textos, quando estes não podem ser veiculados em jornais e revistas devido ao extenso conteúdo. Vamos eleger nosso jornalista preferido?
1-Rio de Sangue - Tim Butcher
2- 102 minutos - de Kevin Flynn, Jin Dwyer
3- Falcão: Meninos do Tráfico - Mv Bill e Celso Athayde

Junho - Peças teatrais
Oba! As férias estão chegando, vamos ao teatro? De gênero dramático, as peças teatrais contemplam obras cujo enredo é baseado nos diálogos entre os personagens, os quais devem ser encenados pelos atores de acordo com o roteiro proposto pelo dramaturgo e direcionado pelo diretor.
1- O pequeno príncepe - Antoine de Saint-Exupéry
2- Romeu e Julieta - William Shakespeare
3-

Julho - Novos autores
Neste mês, a proposta é: incentivar a leitura de obras de autores nacionais, que ainda estão no anonimato, e divulgar o que há de melhor na literatura contemporânea. No Blog Desafio Nacional, vocês encontram uma relação de diversos novos autores.
1-Livro: José Luis Peixoto
2- Longe do Meu Coração - de Júlio Magalhães
3-

Nota: Por ser portuguesa, optei por autores portugueses. Está ok por vocês? Digam-me qualquer coisa, tá?
Beijos, fico aguardando. Fiz o mesmo com os leitores regionais e nos clássicos da literatura, embora se estude obras comuns quer no brasil quer em Portugal, no que toca aos clássicos!

Agosto - Clássico da literatura brasileira
Se durante a vida estudantil, muitos de nós “fugimos” dos clássicos da literatura brasileira por considerá-los chatos, agora é hora do desbloqueio literário. Neste mês, vamos nos dedicar aos autores nacionais, cujas obras definiram os movimentos literários do país a partir do século 19.
1 - Os Maias - Eça de Queiróz
2- O Tempo e o Vento - Érico Verissimo
3-

Setembro - Autores regionais
Vamos descobrir os talentos literários escondidos nos recantos deste imenso país? Neste mês, então, devemos ler obras de autores que são reconhecidos apenas no lugar onde nós vivemos. Está valendo autores do nosso município, da nossa região ou do nosso Estado. Este mês promete revelações literárias!
1- Capitães de Areia - Jorge Amado
2- Um Amor em Tempos de Guerra - de Júlio Magalhães
3- A Minha Casa é o Teu Coração - Margarida Rebelo Pinto

Outubro - Nobel de literatura
O Prémio Nobel de Literatura é concedido desde 1901 aos autores, cujas obras se distinguem pela ideologia que carregam em seu conteúdo. Mas, pouco se conhece sobre quem são os premiados e muito menos quais obras eles escreveram. Que tal pesquisar, ler e resenhar obras de autores premiados com o Nobel?
1- Travessuras da menina má - Mario Vargas Llosa
2- O Velho e o Mar - Hernest Hemingway
3- Memória das Minhas Putas Tristes - Gabriel Garcia Marques

Novembro - Contos
O ano está acabando e, como sempre, é tão atarefado, não é mesmo? Então, vamos relaxar um pouco com a leitura de obras que contenham contos. Numa breve descrição, os contos são pequenas narrativas, reais ou imaginárias, da vida cotidiana que impressionam o leitor com desfechos surpreendentes.
1-Tudo é Eventual - Stephen King
2- Histórias Daqui e Dali - Luis Spúlveda
3- Bichos - Miguel Torga

Dezembro - Lançamentos do ano
Para encerrar o ano com “chave de ouro”, devemos ler aquele(s) livro(s) que explodiu(ram) em 2011 em todos os meios de comunicação e redes sociais. Quais serão as surpresas do mercado editorial? Que tal a leitura daquele(s) livro(s) que ganhamos em datas comemorativas e não o lemos porque a pilha não parou de crescer? (A escolha dos livros para esse tema será feita ao longo de 2011. Por isso não há como incluí-los na lista. Sendo assim, a seleção dos livros de dezembro de 2011 será uma surpresa para todos).1-
2-
3-