sexta-feira, 4 de junho de 2010

Tive consulta de desenvolvimento na Mac, agora que estou com 3 meses de idade real e 15 dias de idade corrigida.
Aminha pediatra, a Dra. Alexandra disse que eu estou muito bem, relactivamente á minha idade: optimos reflexos, movimentos, etc.
A dra. mediu-me e disse que eu tenho 43,5 cm mas os papás dizem q ela não me esticou em condições, pois para eles eu tenho 46 cm. E eu acredito neles. Já em relação ao peso, a dra. disse qe eu pesava 2740 gramas. Disse também que estava peso correcto para o tamanho e idade, dado eu ser um extremo prematuro. Disse também que com o tempo os 2 graficos que estão no livro do bebé se irão dissipar dentro do intervalo de confiança, já que por enquanto se encontram a baixo, o que é normal dado a prematuridade.

em relação á minha pila, a dra. disse para a mamã não se preocupar, que lá para os 18/24 meses me farão uma pequena intervenção para corrigir, tipo circuncisão. Essa será a idade ideal pois já serei grande o suficiente, mas ainda pequeno para fazer xixi na fralda, de modo a não conter o xi-xi qd arder.

[Fotografia - escrevendo com a luz] Desmistificando...

Meninas,



Ja conhecemos um pouquinho da história da fotografia e como chegamos até os dias de hoje, com milhares de opções de equipamentos e novos lançamentos a cada dia.



Então acredito que seja o momento certo para quebrarmos alguns mitos que vivem na cabeça de muitas pessoas.



Para isso, vamos citar um texto bem interessante da Claudia Regina, do blog dicas de fotografia.



1. Qualquer pessoa com câmera e lentes enormes sabe o que está fazendo

Mentira. Existem muitas pessoas com câmeras enormes que, de fato, sabem o que estão fazendo. Mas normalmente aquelas que fazem questão de contar sobre o modelo ultra moderno que possuem e desfilar com a câmera no pescoço “se achando” são as que têm apenas o equipamento para justificar que são fotógrafos.



Tem muita gente que com uma dessas câmeras enormes, sempre deixa no “automático”. Ou seja: não sabe mesmo o que está fazendo.



Aliás, não vamos julgar as pessoas pela câmera que elas tem na mão. Nunca sabemos se aquela pessoa que está com uma Powershot não é um mestre da fotografia que só resolveu carregar pouco peso para ir ao parque.





2. Canon é melhor que Nikon, ou Nikon é melhor que Canon

Bobagem. Essa discussão é tão relevante quanto Coca Cola versus Pepsi. É muito irritante quando uma pessoa diz: “Ah, eu uso tal marca porque é melhor”. Não é melhor! Talvez seja mais conveniente para você usar essa marca. Talvez seja mais barato. Talvez você já tem os acessórios que a complementam e talvez a marca combine com o seu tipo de trabalho. Mas não é simplesmente “melhor”.





3. Quanto mais Megapixels, melhor é a câmera

Esse é um mito dos grandes. Pouca gente sabe, mas o que importa realmente em uma câmera para uma boa qualidade na fotografia é a qualidade e o tamanho do sensor. O sensor das câmeras digitais funciona fazendo o papel do filme das analógicas. É ele que recebe as informações de fora da câmera e transforma aquilo em foto.







Acima uma imagem comparando o tamanho do sensor das câmeras mais comuns. Deu para perceber por que as suas fotos com a compacta digital nunca ficam tão boas quanto ficavam com as compactas de filme?



Uma câmera dessas de Polishop com 30Mp não chega nem perto da qualidade de uma boa Reflex com 6.2Mp. Isso acontece porque o sensor das compactas são pequenos e simples, então o resultado é um emaranhando de pixels ruins.





4. Tudo pode ser arrumado no Photoshop

Não conte com isso. Photoshop não é santo milagreiro, as boas fotos já saem da câmera boas.



O Photoshop não pode transformar uma foto mal tirada em uma foto maravilhosa. Ele pode fazer uma foto mediana ficar interessante. Pode até fazer uma foto interessante ficar bonita. Mas somente uma foto realmente boa pode ficar espetacular graças ao aplicativo.



Todo o trabalho para uma boa imagem deve ser feita na hora do manuseio da câmera, Photoshop e derivados somente para pequenas modificações e melhoras.





5. Não posso tirar fotos legais sem X

Claro que pode. X pode ser qualquer coisa. Um flash? Utilize uma lanterna! Uma SLR? Use uma compacta! Um tripé? Se apóie firme em algo! Uma câmera? É, nesse caso não dá mesmo… rs… o ponto é que sempre há um jeito de tirar uma boa foto.



Talvez para fazer fotos específicas você precise de um certo equipamento. Mas isso somente se precisar de um resultado programado. Existem fotos maravilhosas tiradas com iluminação improvisada, câmeras simples e condições precárias.



Aprenda a improvisar e você vai ver que vai conseguir tirar fotos cada vez melhores. E, digo mais, quando você tiver todo esse equipamento que quer, vai ter experiência para fazer fotos muito, mas muito melhores mesmo!



Texto adaptado de http://www.dicasdefotografia.com.br/...desmitificados, por Claudia Regina

[Fotografia - Escrevendo com a luz] breve história da fotografia - Parte 6

Os primórdios da fotografia digital :



O conceito de fotografia digital apareceu juntamente com a guerra fria e a corrida espacial.



A primeira tentativa de se criar uma câmera digital foi apenas em 1975, por Steven Sasson, da Kodak. Usando o novíssimo chip CDD de detecção de imagens, desenvolvido pela Fairchild Semiconductor em 1973, o protótipo pesava mais de 3 quilos, gravava imagens em preto e branco, tinha uma resolução de 0.01 megapixels (10 mil pixels) e precisava de 23 segundos para capturar uma imagem. Obviamente, o dispositivo era apenas um protótipo.



A primeira câmera eletrônica portátil (como os aparelhos de hoje) surgiu em 1981. A Sony Mavica não pode ser considerada uma ‘câmera digital’, pois não captava imagens estáticas, mas gravava vídeos (como filmadoras) e salvava apenas alguns frames (que, de fato, são fotos). A qualidade de imagem pode ser considerada igual à das televisões da época.



A comercialização das câmeras digitais começou apenas em 1986, com a Canon RC-701. O preço absurdo da época (cerca de US$ 20 mil) e a baixa qualidade das imagens geradas, em comparação com câmeras tradicionais, restringiram o público alvo dos produtos.



-----------

[Fotografia - Escrevendo com a luz] breve história da fotografia - parte 5

[Fotorafia - Escrevendo com a luz] breve história da fotografia - parte 5




--------------------------------------------------------------------------------

As máquinas fotográficas



Toda a química envolvida na vida de um fotógrafo começou a ser simplificada com a criação de placas secas com uma espécie de gelatina que já traziam os compostos químicos necessários para uma fotografia. Com a criação do celulóide, por Alexander Parkes em 1861, os últimos problemas visíveis nas placas secas (fragilidade e peso) foram resolvidos.



George Eastman, fundador da empresa Eastman Kodak Company, no final do século XIX, teve a idéia de criar uma longa camada de nitrato de celulose, que era colocado em uma máquina fotográfica e a cada foto, tal camada era enrolada em uma espécie de carretel. Era um filme de nitrato de celulose (o celulóide usado na época).



A cada foto, o filme era enrolado num carretel, e no final do processo, o filme era enviado para a fábrica, onde era revelado. O funcionamento do equipamento (Kodak n.1, lançado em 1888 ) é a descrição exata de como funciona uma câmera fotográfica tradicional. E o slogan "Você aperta o botão e nós fazemos o resto" mostrava que a fotografia podia agora ser feita por qualquer pessoa, sem conhecimentos de química. Por um preço de 25 dólares, as câmeras de Eastman ficaram conhecidas pela sua simplicidade: bastava que o usuário apertasse o botão e pronto. Tal fato foi importante para a difusão das câmeras fotográficas em todo o século XX

Breve história da fotografia - parte 4

Hercules Florence - A descoberta isolada da fotografia no Brasil






O francês Hercules Florence, aplicou-se a uma série de invenções durante os 55 anos em que viveu no Brasil até sua morte, na Vila de São Carlos (Campinas).



Em 1830, diante da necessidade de uma oficina impressora, inventou seu próprio meio de impressão, a polygraphie, como ele a chamou. Seguindo a meta de um sistema de reprodução, pesquisou a possibilidade de se reproduzir usando a luz do sol e descobriu um processo fotográfico que chamou de photographie, em 1832, como descreveu em seus diários da época, anos antes de Daguerre. Em 1833, Florence fotografou através da câmara escura com uma chapa de vidro e usou um papel sensibilizado para a impressão por contato.



Enfim, totalmente isolado e sem conhecimento do que realizavam seus contemporâneos europeus Niépce, Daguerre e Talbot, obteve resultados fotográficos.
A química, em auxílio à fotografia - DIA 3




Principalmente por acidente, químicos foram descobrindo como alguns compostos de prata reagem à luz, mas foi Thomas Wedgwood o primeiro a usar o nitrato de prata juntamente com a câmara escura para fixar imagens em couro.



A primeira foto de fato foi feita por Joseph Nicéphore Niépce, usando uma placa de estanho com betume branco e a deixando por oito horas numa câmara escura voltada para o quintal de sua casa. O processo foi chamado de 'heliografia', pois usava a luz solar.









Outro químico, Louis Jacques Mandé Daguerre, aperfeiçoou a heliografia, substituindo compostos químicos e descobrindo que o tempo de revelação diminuiria para minutos usando-se vapor de mercúrio e tiossulfato de sódio. Willian Henry Fox-Talbot, cientista inglês, usou o processo de Daguerre para aperfeiçoar suas próprias experiências com a câmara escura - criando os termos 'fotografia', 'negativo' e 'positivo'.



"THE PENCIL OF NATURE", o primeiro livro do mundo ilustrado com fotografias, foi publicado por Talbot em 1844. O livro foi editado em seis grandes volumes com um total de 24 talbotipos originais e continha a explicação detalhada de seus trabalhos, estabelecendo certos padrões de qualidade para a imagem.



As descobertas de Frederick Scott Archer foram fundamentais para a popularização da fotografia, pois nenhuma delas foi patenteada. Através de sua invenção, o colódio úmido, ele basicamente criou o processo de revelação de fotos e o antecessor do filme fotográfico, permitindo imagens muito mais nítidas do que as feitas até então.

Em 1871, Richard Lear Maddox, desenvolveu experiências com uma emulsão de gelatina e brometo de prata como substituto para o colódio. O novo processo foi aperfeiçoado e acelerado por John Burgess, Richard Kennett e Charles Benett. A placa seca de gelatina estabelecia a era moderna do material fotográfico fabricado comercialmente, liberando o fotógrafo da necessidade de preparar as suas placas. Rapidamente várias firmas passaram a fabricar placas de gelatina seca em quantidades industriais.

Breve história da fotografia- Parte 2

A câmera escura, o princípio da fotografia




A fotografia não tem um único inventor. Ela é uma síntese de várias observações e inventos em momentos distintos. A primeira descoberta importante para a photographia foi a "câmara obscura".

A idéia da fotografia surgiu por volta de 350 a.C, quando o filósofo grego Aristóteles criou um método de observar os eclipses solares sem prejudicar a visão: a câmara escura.





Sentado sob uma árvore, Aristóteles observou a imagem do sol, durante um eclipse parcial, projetando-se no solo em forma de meia lua quando seus raios passavam por um pequeno orifício entre as folhas. Observou também que quanto menor fosse o orifício, mais nítida era a imagem.







No século XIV já se aconselhava o uso da câmara escura como auxílio ao desenho e à pintura. Giovanni Baptista Della Porta, publicou em 1558 uma descrição detalhada da câmara e de seus usos. Esta câmara era um quarto estanque à luz, possuía um orifício de um lado e a parede à sua frente pintada de branco. Quando um objeto era posto diante do orifício, do lado de fora do compartimento, sua imagem era projetada invertida sobre a parede branca.



Alguns, na tentativa de melhorar a qualidade da imagem projetada, diminuíam o tamanho do orifício, mas a imagem escurecia proporcionalmente, tornando-se quase impossível ao artista identificá-la.



Este problema foi resolvido em 1550 pelo físico milanês Girolamo Cardano, que sugeriu o uso de uma lente biconvexa junto ao orifício, permitindo desse modo aumentá-lo, para se obter uma imagem clara sem perder a nitidez.



Isto foi possível graças à capacidade de refração do vidro, que tornava convergentes os raios luminosos refletidos pelo objeto. Assim, a lente fazia com que a cada ponto luminoso do objeto correspondesse um pequeno ponto de imagem, formando-se assim, ponto por ponto da luz refletida do objeto, uma imagem puntiforme.





Desse modo, o uso da câmara escura se difundiu entre os artistas e intelectuais da época, que logo perceberam a impossibilidade de se obter nitidamente a imagem, quando os objetos captados pelo visor estivessem a diferentes distâncias da lente. Ou se focalizava o objeto mais próximo, variando a distância da lente / visor (foco), deixando todo o mais distante desfocado, ou vice-versa. Danielo Brabaro, em 1568, no seu livro "A prática da perspectiva" mencionava que variando o diâmetro do orifício, era possível melhorar a nitidez da imagem. Assim, outro aprimoramento na câmara escura apareceu: foi instalado um sistema, junto com a lente, que permitia aumentar e diminuir o orifício. Este foi o primeiro "diaphragma".





Quanto mais fechado o orifício, maior era a possibilidade de focalizar dois objetos a distâncias diferentes da lente.



Nesta altura, já tinham condições de formar uma imagem satisfatoriamente controlável na câmara escura, mas gravar essa imagem diretamente sobre o papel sem intermédio do artista era a nova meta, só alcançada mais tarde com o desenvolvimento da química.



A câmara escura foi a primeira máquina fotográfica da história, se assim podemos dizer. Com seu aperfeiçoamento, como a criação de lentes, por exemplo, o que proporcionou imagens mais nítidas, surgiu outra necessidade: como fixar as imagens?

Curso de fotografia digital "escrevendo com a luz"- scrapbook brasil:

Comprei uma máquina nova. como tal, decidi postar aqui uma espécie de curso-pesquisa, feita por essa web fora.

durante meses vou colocar aqui, por lições, aquilo que vou encontrando, trabalhando e aprendendo. Ok?

Então aqui vai. Começemos:

Mas antes de começarmos propriamente dito, mas já para irmos esquentando os motores (ou seriam botões das câmeras?), vamos contar um pouquinho sobre a fotografia e sua história.


BREVE HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA - PARTE 1
Como surgiram as câmeras?

E o processo de revelação, como foi descoberto?

Câmera escura? Química? Aristóteles? Como tudo isso se relaciona à fotografia? É o que vamos contar aqui!


Segundo o Houaiss, esta é a definição da palavra fotografia:


"Arte ou processo de reproduzir imagens sobre uma superfície fotossensível (como um filme), pela ação de energia radiante, especialmente a luz."

E é justamente à luz que nos remete a própria palavra fotografia.

Como muitos já sabem, a palavra fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, que significa escrita. Daí vem nosso título "escrevendo com a luz" e é justamente por onde vamos iniciar, pela luz.



A luz, por onde tudo começou


Para que possamos compreender o fenômeno da fotografia, é necessário conhecer algumas propriedades físicas da luz. A luz é uma forma de energia eletromagnética radiante, à qual nossos olhos são sensíveis. A maneira como a vemos e como a fotografamos é diretamente afetada por duas importantes características da luz: ela viaja em linha reta e a uma velocidade constante. A luz pode ser refletida, absorvida e transmitida.

Quando a luz é refletida por um objeto, se propaga em todas as direções.


O orifício de uma câmara escura, quando diante desse objeto, deixará passar para o interior alguns desses raios que irão se projetar na parede branca. E como cada ponto iluminado do objeto reflete assim os raios de luz, temos então uma projeção da sua imagem, só que de forma invertida e de cabeça para baixo.



Em breve continuamos!

__________________

SCRAP DECOR Nº1

                                                          

Para comemorar o nosso 1º ano de vida em comum e felicitar o muito que já conquistamos juntos, amor:


Nikon d3000


FINALMENTE!! AMO-TE MEU AMOR.... OBRIGADA

P.S. - agora vai ser só disparar... Hehehehe!! Coitadinho do Pukinha, vai ser modelo á força.