domingo, 19 de dezembro de 2010

A arte de começar na fotografia

Pensando por alto, qualquer começo de carreira é complicado. Na fotografia não poderia ser diferente. Talvez até um pouco pior, já que para ser fotógrafo não é necessário um diploma [embora aqueles que fazem cursos estejam bem mais preparados para começar...].
Se estás a começar e te sentes perdido, ou muitas vezes achas que nunca vais alcançar o nível profissional quando te deparas com fotógrafos experientes, não estás sozinho.
No blog do Digital Photography School, a fotógrafa Laura Radniecki fala sobre cinco armadilhas das nossas cabecinhas amedrontadas, e fala sobre como nos livrar delas! Vou comentar as cinco, sem traduzir o texto direto, ok?

1. As minhas fotos são horríveis.
Todo o mundo começa do princípio. Não dá para querer comprar a câmera e sair a fazer fotos melhores que as do Cartier-Bresson. O aprendizado dos recursos da câmera é longo e trabalhoso, exige prática e estudo. Haverá vários megabytes de fotos ruins para cada foto boa no começo. Com o tempo, vais melhorando, acredita.

2. O meu equipamento não é bom…
Não é porque a câmera é compacta que ela não fará registros maravilhosos!

Câmeras caras não significam fotos lindas. Quem faz a foto é o fotógrafo. É claro que existem limitações de recursos quando não podes comprar todas as lentes disponíveis no mercado, mas o teu aprendizado está justamente em saber lidar com o que tu tens nas mãos, e não perder o momento da foto. Aliás, câmeras compactas do tipo point-and-shoot [as famigeradas automáticas] são capazes de fazer maravilhas, é só aprender a usar os seus recursos de redução de tremor, identificação facial, ISO alto… Mas, como já foi dito anteriormente, estudo e prática são fundamentais. Lê o manual da tua câmera, procura aprender sobre ISO, flash, composição, profundidade de campo…

3. Estou a fazer tudo errado!
Não existe forma “errada” de se fazer uma foto. Muitos iniciantes pensam nisso por não conseguirem entender e usar o modo manual da câmera, mas isso não é de todo ruim! O modo automático é adequado para começar a aprender, e só passar a controlar mais os ajustes quando se sentir seguro para tal. Faz o teu tempo, pessoa!

4. Eu nunca vou conseguir fotografar como os profissionais.
Quanto a isso, apenas um comentário: todo o profissional foi iniciante um dia. =)

5. Não posso pagar por programas de edição!
Bem, os programas mais conhecidos realmente são caros, mas a Laura dá exemplos de programas que são gratuitos, como o iPhoto e o Picasa. Se pesquisares bem, podes encontrar outros também!

Além dessas cinco armadilhas, é bom que tu,  iniciante conheças os primeiros degraus desse aprendizado, que a Huaine Nunes coloca muito bem em seu blog. É um texto que nos faz refletir e enxergar melhor esse processo doloroso e demorado de amadurecimento profissional.
Espero que tenha acalmado os coraçõezinhos aflitos por aí!