segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Como utilizar a curva francesa na modelagem de vestuário

A “curva francesa” é uma das réguas constantemente usadas na modelagem, especialmente na hora de desenhar cavas e decotes. Ela costuma parecer um pouco confusa para os iniciantes, que não têm a prática de adaptar a curva da régua ao desenho no papel. Para combater isso, deixo algumas imagens que encontrei no blog de Renata P. de modo a exemplificar. estou terminando outro post, n o qual colocarei exemplos já com imagens minhas.
 

 
Ao procurar na net para comprar esta régua, deparamo-nos com vários tipos de curva francesa, mas todos eles têm uma ponta mais curvada (à direita na foto) e outra menos (à esquerda), assim como um lado côncavo (o lado interno, que na foto está virado para baixo) e um convexo (externo, para cima). Use a ponta mais curvada para partes menores, como os decotes e as cavas.

Para o decote frontal:

Uso da curva francesa para desenhar o decote frontal: posicione a ponta mais curvada nos pontos de referência para o traçado. A parte menos curvada aponta para cima, e o lado côncavo está ao lado do centro da frente.
 

Para o decote traseiro:

Uso da curva francesa para desenhar o decote traseiro: posicione a ponta mais curvada nos pontos de referência para o traçado, desta vez um pouco mais inclinada que no exemplo anterior. A parte menos curvada aponta para cima, e o lado côncavo está ao lado do centro das costas.

Para a cava frontal:

Uso da curva francesa para desenhar a cava frontal: Em alguns casos, a curva encaixa perfeitamente nos pontos de referência da cava. A parte menos curvada aponta para cima, e o lado convexo aponta para o centro da frente.

Para a cava traseira:

Uso da curva francesa para desenhar a cava traseira: Em outros casos, é necessário desenhar a curva em duas etapas. Encaixe primeiro os 3 pontos de cima, com a parte menos curvada apontando para cima, e o lado convexo apontando para o centro das costas. Em seguida, gire a parte menos curva em sentido anti-horário até encaixá-la nos 2 pontos de baixo.

Para a lateral do vestido:

Uso da curva francesa para desenhar a lateral do vestido: Podem ser necessárias 2 ou 3 etapas. 1 - Primeiro, a parte menos curvada apoiada no ponto que indica a largura do busto, o meio da curva apoiado na cintura e a parte mais curvada apontada em direção ao quadril. Trace do busto até mais ou menos a metade do caminho entre cintura e quadril. 2 - Em seguida, gire a régua até que a parte menos curvada toque o ponto de referência do quadril. Trace uma linha que se encaixe com a linha anterior.
Para reproduzir as posições em seu trabalho, observe a direção para que está apontada a curva, o lado para o qual está virada e também a altura em que se posiciona. Existem vários outros casos, mas esses são os mais comuns, e servem de base para aprender o seu uso correto.