Dando continuidade ao lado fotográfico do blog, achei mais um post muito fixe no Digital Photography School para trazer para cá. Já ouviram falar no Projeto 365? Bem, tudo o que vocês têm de fazer é tirarem e postarem uma foto por dia, durante um ano. Parece simples, não parece? E mesmo naqueles dias em que a gente não se sente inspirado a fotografar, naqueles dias cansativos em que não há tempo nem para coçar o nariz, e naqueles dias tão preguiçosos que nós só queremos mesmo é descansar.
Pois bem, aqui vão 11 dicas para conseguir realizar o projeto. Mesmo tu que não és fotógrafo profissional mas adoras fotografia podes entrar no projeto, aposto que vais aprender muita coisa altamente, e vais te surpreender com as fotos no final.
[Tradução livre e adaptada da autora do Interpretante Imediato]
1. Fica atento
Mantem os teus olhos abertos com uma foto em mente em todos os momentos do dia. Procura momentos que, normalmente, deixarias passar despercebidos. Treinar o teu olhar e a tua mente é a forma como o Projeto 365 pode ajudar-te a crescer como fotógrafo. Grandes fotografias não acontecem se tu nunca vês ou nunca sabes quando reagir.
2. Leva sempre a tua câmera contigo
Tem a câmera sempre ao teu alcance durante o dia. Não tenhas vergonha. Não fiques com preguiça. Nem faças pausa, pois garanto-te que na hora em que tu não estiveres com a câmera, esse será o único momento em que tu vais desejar não a teres deixado para trás. Enquanto te deparas com a Lei de Murphy de tempos em tempos, a frequência diária de fotos significa mais oportunidades de encontrá-la. Com um pouco de disciplina tu podes facilmente driblar a Lei de Murphy, ok?
3. A melhor hora é agora
Nunca digas “Eu fotografo isso depois”, ou “Eu faço essa foto quando voltar”. Faz a foto enquanto a idéia está fresquinha na tua cabeça e a luz está certa. Momentos de inspiração quase nunca aparecem em momentos convenientes, e a luz quase nunca é exatamente a mesma em dois momentos do dia.
4. Treina os teus olhos para ver a luz
Aprende a tirar o melhor da luz, independente do dia estar ensolarado, nublado ou qualquer coisa entre os dois. Aprender como trabalhar com a luz em situações de alto e de baixo contraste luminoso é uma boa forma de ampliar as suas oportunidades fotográficas. Experimenta também fazer uso de outras fontes de luz além do flash da câmera para complementar a luminosidade disponível.
5. Experimenta! Não fiques na zona de conforto
Ousa e arrisca uma foto ruim para aprender algo novo. Fazer as mesmas fotos repetidamente porque é mais fácil fazê-las não vai melhorar a tua fotografia e não vai aumentar o interesse no teu trabalho. Sai da tua zona de conforto para tentar coisas novas. Isso depende menos de comprar novos equipamentos, e mais de abrir os teus olhos para novos estilos e assuntos.
6. Usa temas semanais
365 fotos únicas é uma meta alcançável. Se as tuas idéias estão a esgotar-se, pensa em temas semanais. Faz fotos de um lugar em particular, uma cor, retratos de família e amigos, animais de estimação, macros, letras escondidas, etc. Às vezes um número infinito de assuntos são mais facilmente vencidos quando se pensa em temas. Temas oferecem um senso de ordem e planejamento, viabilizando mais etapas e deixando-te mais próximo do objetivo final.
7. Planeia e escreve as tuas ideias
Melhor do que esperar para encontrar inspiração é planejar adiante e escrever idéias para fotos futuras num caderno de notas. É uma excelente prática para sessões de foto regulares, e vai reforçar o pensamento criativo. Rever idéias de fotos documentadas anteriormente vai se provar uma boa fonte para quando as idéias espontâneas são poucas e espaçadas.
8. Faz edição e pós-produção semanalmente
Para evitar ajuntamentos excessivos, edite e processe suas fotos semanalmente, se não puder diariamente. Estabelecer um ritmo para editar e processar as fotos é a chave para completar o seu Projeto 365. Para muitos, fazer as fotos é fácil, mas editar e processar as fotos é um desafio. Para cada foto que publicares, provavelmente terás várias que não servirão. Entrar no ritmo para selecionar as tuas fotos finais e processá-las em tempo hábil vai fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.
9. Adicione observações às suas fotos
Quando postares fotos diariamente online, adiciona notas sobre o que tu achas que deu certo ou não nelas. Coloca informações gerais sobre a sessão e as configurações da câmera dos dados EXIF, vais rever isso depois para refrescar a memória ou para ver o quanto evoluiste. Histórias engraçadas também são informações fixes de se rever. Entender como, porquê e quando é que fotografaste o teu objeto estimula um lampejo de criatividade que não podes tirar dos dados EXIF.
10. Entra no ritmo e diverte-te!
Assegura-te de te divertir durante o teu longo projeto. No momento em que se tornar trabalhoso, será mais difícil completar o Projeto 365. Entrar num ritmo pode ajudar bastante a diminuir a percepção do esforço despendido para manter as tuas fotos em dia. Se tu fores dar uma volta durante o intervalo do almoço, mudar o teu caminho por 10 minutos ou mesmo fazer 365 auto-retratos, saberás que vais dedicar um tempo para fazer as tuas fotos, o que diminui bastante o stresse do processo. Se és do tipo mais espontâneo, define 10 ou 20 minutos extra na tua agenda para parar e explorar com a tua câmera. Como na vida, muitas vezes o caminho é mais interessante que o destino.
11. Começa hoje
Eis o melhor do Projeto 365: é que tu podes começar em QUALQUER dia do ano. Frequentemente as pessoas associam esse projeto ao ano novo, mas não há regras sobre quando começar um projeto como esse. Enquanto parece irresistível, cede ao impulso e começa o teu Projeto 365 hoje mesmo!
Sem comentários:
Enviar um comentário