terça-feira, 30 de outubro de 2012

Como tirar as medidas do nosso corpo para nos lançarmos na modelagem de SAIAS: resumo.

Primeiro ponto: As medidas necessárias


Cintura - meça o contorno da cintura, onde a saia vai se apoiar. Como é o molde básico, não é o momento de escolher se gosta da cintura alta ou baixa, é realmente a cintura natural. Para achar o ponto certo, amarre um elástico e se mexa um pouquinho para lá e para cá, deixando o elástico achar o ponto mais confortável.
Esse é o lugar da medida. Simplesmente passe a fita métrica em volta do elástico, sem apertar.

Quadris - o contorno dos quadris, no ponto mais largo.
Para ter certeza do local, envolva os quadris com a fita métrica, segure-a bem e deslize-a para cima e para baixo. Se a medida foi tirada no ponto mais largo, ela vai passar sem problemas. Se prender em algum lugar, meça aí.
Para facilitar a medida da altura dos quadris, amarre um segundo elástico e deixe-o nesta posição.

Altura dos quadris - A distância entre um elástico e outro, na lateral do corpo. Há métodos que medem na frente do corpo, mas esqueça... com poucas exceções (pessoas que têm o baixo ventre muito pronunciado), a medida mais longa (entre as duas) será realmente na lateral, onde o corpo faz uma curva. É claro que se a pessoa que for usar a saia tiver um bumbum mais pronunciado, a curva atrás pode ser maior, mas essa é outra exceção, vamos continuar na regra geral.
Na dúvida, tire a medida em todos os três pontos, e use a mais longa.

Vários métodos usam um valor padrão, entre 18 e 20 centímetros, mas o ideal é usar a medida real.


Comprimento da saia - Aqui já temos uma questão de modelagem, pois esse comprimento vai depender do modelo a ser feito, mas, para o molde básico, pode-se medir da cintura até o joelho, pela lateral. Se na medição da altura dos quadris o ponto mais longo não estava na lateral, confira também aqui, embora a efetiva altura da saia possa ser regulada no momento de fazer a bainha, no final.

E, finalmente,
a Distância entre os mamilos - Aqui você vai dizer: Mas não é o molde de uma saia? Por que motivo preciso desta medida?

Pelo menos, foi essa a pergunta que eu fiz, até porque só encontrei essa informação em um local.
A resposta é: para posicionar as pences da frente. Muitos métodos colocam as pences na metade da distância entre o centro e a lateral, mas, usando a distância entre os mamilos, as pences da saia ficam alinhadas com as pences da blusa (lembre do famoso recorte princesa) e, conseqüentemente, o resultado fica mais elegante, com linhas verticais sem interrupção.



Algumas imagens vieram do ótimo site:
http://cortandoecosturando.com/Tirar_medidas_feminino.html

Encontrei um excelente documento, com informações importantissimas, quer sobre como tirar as medidas, quer como fazer a modelagem de vários modelos:
https://wiki.ifsc.edu.br/mediawiki/images/6/68/Modelagem2.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário