sexta-feira, 4 de junho de 2010

[Fotografia - escrevendo com a luz] Desmistificando...

Meninas,



Ja conhecemos um pouquinho da história da fotografia e como chegamos até os dias de hoje, com milhares de opções de equipamentos e novos lançamentos a cada dia.



Então acredito que seja o momento certo para quebrarmos alguns mitos que vivem na cabeça de muitas pessoas.



Para isso, vamos citar um texto bem interessante da Claudia Regina, do blog dicas de fotografia.



1. Qualquer pessoa com câmera e lentes enormes sabe o que está fazendo

Mentira. Existem muitas pessoas com câmeras enormes que, de fato, sabem o que estão fazendo. Mas normalmente aquelas que fazem questão de contar sobre o modelo ultra moderno que possuem e desfilar com a câmera no pescoço “se achando” são as que têm apenas o equipamento para justificar que são fotógrafos.



Tem muita gente que com uma dessas câmeras enormes, sempre deixa no “automático”. Ou seja: não sabe mesmo o que está fazendo.



Aliás, não vamos julgar as pessoas pela câmera que elas tem na mão. Nunca sabemos se aquela pessoa que está com uma Powershot não é um mestre da fotografia que só resolveu carregar pouco peso para ir ao parque.





2. Canon é melhor que Nikon, ou Nikon é melhor que Canon

Bobagem. Essa discussão é tão relevante quanto Coca Cola versus Pepsi. É muito irritante quando uma pessoa diz: “Ah, eu uso tal marca porque é melhor”. Não é melhor! Talvez seja mais conveniente para você usar essa marca. Talvez seja mais barato. Talvez você já tem os acessórios que a complementam e talvez a marca combine com o seu tipo de trabalho. Mas não é simplesmente “melhor”.





3. Quanto mais Megapixels, melhor é a câmera

Esse é um mito dos grandes. Pouca gente sabe, mas o que importa realmente em uma câmera para uma boa qualidade na fotografia é a qualidade e o tamanho do sensor. O sensor das câmeras digitais funciona fazendo o papel do filme das analógicas. É ele que recebe as informações de fora da câmera e transforma aquilo em foto.







Acima uma imagem comparando o tamanho do sensor das câmeras mais comuns. Deu para perceber por que as suas fotos com a compacta digital nunca ficam tão boas quanto ficavam com as compactas de filme?



Uma câmera dessas de Polishop com 30Mp não chega nem perto da qualidade de uma boa Reflex com 6.2Mp. Isso acontece porque o sensor das compactas são pequenos e simples, então o resultado é um emaranhando de pixels ruins.





4. Tudo pode ser arrumado no Photoshop

Não conte com isso. Photoshop não é santo milagreiro, as boas fotos já saem da câmera boas.



O Photoshop não pode transformar uma foto mal tirada em uma foto maravilhosa. Ele pode fazer uma foto mediana ficar interessante. Pode até fazer uma foto interessante ficar bonita. Mas somente uma foto realmente boa pode ficar espetacular graças ao aplicativo.



Todo o trabalho para uma boa imagem deve ser feita na hora do manuseio da câmera, Photoshop e derivados somente para pequenas modificações e melhoras.





5. Não posso tirar fotos legais sem X

Claro que pode. X pode ser qualquer coisa. Um flash? Utilize uma lanterna! Uma SLR? Use uma compacta! Um tripé? Se apóie firme em algo! Uma câmera? É, nesse caso não dá mesmo… rs… o ponto é que sempre há um jeito de tirar uma boa foto.



Talvez para fazer fotos específicas você precise de um certo equipamento. Mas isso somente se precisar de um resultado programado. Existem fotos maravilhosas tiradas com iluminação improvisada, câmeras simples e condições precárias.



Aprenda a improvisar e você vai ver que vai conseguir tirar fotos cada vez melhores. E, digo mais, quando você tiver todo esse equipamento que quer, vai ter experiência para fazer fotos muito, mas muito melhores mesmo!



Texto adaptado de http://www.dicasdefotografia.com.br/...desmitificados, por Claudia Regina

Sem comentários:

Enviar um comentário