domingo, 16 de dezembro de 2012

Pink Little Lady Doll

Pink Little Lady Doll . boneca em amigurumi rosa e branca com cestinho, lindona!


Já tenho o padrão, vou traduzi-lo para potuguês e pedir autorização para postar. Quem quizer mande email a pedir!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Reciclagem de paletes de madeira - Pallets para todos os gostos!


 


Há muito tempo que desejava encontrar as tão faladas paletes de madeira para pôr mãos á obra e fazer um DIY, transformando-a numa mesa de apoio aqui ao meu sofá com chaise-long. Bem falta me faz ( e digamos que bem baratinho vai certamente sair...:)
Depois de perguntar aqui ao meu amigo Sr. Google, descobri que se vendem paletes usadas, como novas e não é que o estaleiro dos tipos é mesmo aqui á porta de casa?!?!? Lindo!

palete_metro_forte_fechada

Primeiro pesquisei no site, para saber que tipo de palete escolher e acabei por optar por uma PALETE METRO FORTE FECHADA, que mede 100x120cm, com uma resistência de 1.300Kg e um peso de 22Kg. Depois será só traze-la para casa, limpá-la e restaurá-la, dar um tratamento e cor á madeira e encomendar um vidro ou acrílico de 1metro por 1,20 metro. Tambem irei comprar rodisios para poder pôr a futura mesa onde quiser, apenas acho que será melhor optar por rodinhas com travão incluido, pois não me posso esquecer que tenho um filhote pequeno e se não travar a mesa... ai ai!

Ideias para usar a palete:



Nota: a montagem destas fotos juntas foi feito pelo blog tessituras

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Lista de livros que gostava de receber em breve para ler:

Estamos a pre isamente 15 dias do meu 37ºaniversário. Merda, estou a ficar cota, diria. mas claro que só fico cota no Cartão de cidadão, porque de espirito posso afirmar que estagnei nos 19 aninhos, 20 não mais! Sinto-me jovem, menina, por vezes até infantil, mas com uma garra e determinação de gigante, embora me esentindo aprisionada pela situação geral deste país.
Adiante, também estamos perto do Natal, faltam 29 dias. Como é habito meu nesta época começo por dar uma voltinha virtual pelos meus blogs de leituras preferidos da actualidade, numa de ver se me decido por alguns livros para por na lista de aniversário e pai Natal. Sim, perceberam bem... a mesma lista para as duas datas distintas.... Só quem faz anos em Dezembro é que entende esta minha angústia.
SERÁ QUE OS PAIS AINDA NÂO PERCEBERAM QUE É INJUSTO PARA OS FILHOS SAGITARIANOS OU CAPRICORNIANOS QUE OFERECER UMA UNICA PRENDA PARA ANIVERSÀRIO E NATAL? SERÁ QUE NÂO PERCEBEM QUE ESTÂO A FA
VORECER OS OUTROS FILHOS? Sim, porque mesmo quando até nos oferecem 2 presentes, acabam sempre por dizer: ewste é mais fraquyinho, sabes porquê, não é? É que daqui a 15  dias é Natal e depois recebes mais!


Á parte derste meu desabafo, aqui vão as minhas escolhas para ler a partir de Dezembro:
Pai, mãe, mano, avó, amigos.... não deixem de dar uma vistinha de olhos e de passar pela FNAC, ok?

  1. Sinopse Seis braços enterrados. Seis crianças desaparecidas. Um serial killer brilhante e monstruoso, que instiga outros a matar por si.

    O criminologista Goran Gavila e a sua equipa de investigação são chamados a intervir, procurando descobrir um assassino que constantemente parece pô-los à prova.

    Mila Vasquez, investigadora especializada em encontrar pessoas desaparecidas, entra em cena e junta-se à caça do homicida. Mas cada passo que dá é, na verdade, controlado por uma mente genial e implacável. Tudo se passa como num diabólico jogo da verdade, como se o Mal trouxesse consigo uma mensagem.
  2. Durante toda a acção, o serial killer, a quem chamam de "Albert" em memória de um caso antigo, monta um perigoso jogo para a equipa de Gavila, da qual Mila agora faz parte. Todas as pistas são dadas aos investigadores porque o assassino assim o quer, mas nada é dado sem antes se serem revelados grandes segredos acerca de pessoas que passariam muito bem por inocentes. O objectivo do assassino é mostrar que não escolheu as meninas que matou, mas sim as famílias das crianças.
    Pedófilos, assassinos, cumplices em crimes, parasitas*, padres, milionários, todos fazem parte deste mundo, e por vezes estão mesmo ao nosso lado. Será que conhecemos realmente bem o nosso vizinho da frente? E o padeiro? A mulher que vai sentada ao nosso lado no autocarro, será quem aparenta ser? É isto que o nosso autor nos quer transmitir: "Estamos ao lado de pessoas de quem pensamos saber tudo, mas de quem não sabemos nada..." - Goran Gavila
    Segredos horriveis são revelados, e o jogo continua..
 
Quem me conhece sabe que para alem de modelista de vestuário sou, acima que qualquer outra coisa, licenciada em psicologia Criminal e do comportamento desviante, desde sempre e para sempre a minha grande paixão. Logo, este livro é feito para me encher as medidas! QUERO-O!!!

---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---

Uma Morte Súbita é o primeiro romance para adultos de J.K. Rowling, aguardado como a grande revelação deste Natal. Com um milhão de livros vendidos no primeiro mês, trata temas universais e questões sociais, conflitos familiares e matrimoniais e tensões entre pais e filhos.

Este surpreendente romance sobre uma pequena comunidade inglesa aparentemente tranquila, Pangford, começa quando Barry Fairbrother, membro da Associação Comunitária, morre aos quarenta e poucos anos. A pequena cidade fica em estado de choque e aquele lugar vazio torna-se o catalisador da guerra mais complexa que alguma vez ali se viveu. No final, quem sairá vencedor desta luta travada com tanto ardor, duplicidade e revelações inesperadas? Um livro a não perder.
 
GÉNERO: Ficção e Literatura/ Romance Contemporâneo.
 
---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---
 
Quando começa a haver muito burburinho, muita conversa, muita troca de elogios à volta de determinado livro isso costuma ser sinal de que o livro é realmente bom e que promete!

Quando comecei a ler críticas super entuasiasmadas sobre este livro e toda a gente que o lia concordava e elogiava fiquei com a pulga atrás da orelha e, como é óbvio, não descansarei até conseguir arranjar o livro e lê-lo!
Embora o livro se encontre classificado como "Romance" no site da Wook, ao lermos a sinopse apercebemo-nos facilmente que este livro de romântico não tem nada e, sendo assim, só puderia concordar com o que a autora Karin Slaughter diz sobre o mesmo na capa:
"Um thriller extraordinário. Deixa-nos hipnotizados desde a primeira página."
Ora bem, depois de concluída a leitura deste livro tenho de referir que classificá-lo como thriller é o mais correcto.
Em "Continua Desaparecida" da autora Chevy Stevens vamos conhecer a história de Annie de 32 anos que um dia foi raptada e viveu 1 ano em cativeiro sobre a alçada de um "tarado" como ela própria o chama.
Num livro em que cada capítulo é uma sessão de terapia com uma psiquiatra, Annie leva-nos a conhecer, a viver, a sentir, a sofrer, a encolher de horror, a suspirar e até a ficar triste porque, em discurso directo, conta à sua psiquiatra e a nós leitores, os horrores que viveu enquanto foi prisioneira de um homem (se é que o podemos chamar de homem) cruel.
Esta viagem por aquilo que foi a vida de Annie durante e após o seu rapto é simplesmente tortuosa e irreal.
Num livro que intercala de forma sublime o relato de Annie sobre o seu ano como prisioneira e a forma como encara a vida e se relaciona após a sua fuga, vamos sentir um ódio profundo por um psicopata que, sem razões aparentes, decide raptar uma jovem mulher e destruir a sua vida, a sua alma, o seu corpo, a sua mente para sempre.
A forma vívida e objectiva como Annie relata a sua experiência deixa qualquer leitor profundamente incomodado e tocado. O sofrimento a que Annie foi sujeita pelo "tarado" (aquele que a raptou) é de uma dureza irreal.
 
---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---
 
 
 
 
 
As críticas eram tão maravilhosas que eu não consegui resistir.

É um policial daqueles que eu gosto: duro, directo, cru e chocante!!! A autora Mo Hayder está de parabéns!

Um livro com os ingredientes certos: uma série de crimes altamente violentos, descrições profundamente duras e chocantes e um inspector-detective - Jack Caffery - muito inteligente e intuitivo. E a acrescentar a isto ainda temos as descrições tão reais dos procedimentos forenses.

Temos um conjunto de vítimas com histórias de prostituição e toxicodependência e um serial killer bastante inteligente.

Depois à parte da investigação dos crimes, temos também episódios da vida pessoal do inspector-dectetive Jack que também ele tem um passado com uma história dolorosa.
---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---...---
 
As Cinquenta Sombras Mais NegrasE, para terminar, o segundo volume da trilogia mais vendida em todo o mundo. Mesmo contra todas as críticas, AMEI o primeiro livro do intitulado porno para mamãs...
Perseguida pelos negros segredos que atormentam Christian Grey, Anastasia Steele separa-se dele, e começa uma carreira numa prestigiada editora de Seattle. Mas por mais que tente, Anastasia não o consegue esquecer – ele continua a dominar-lhe todos os p ensamentos. E quando Christian lhe propõe reatarem a relação com um novo e diferente acordo, ela não consegue resistir.
Aos poucos, uma a uma, começam a revelar-se as Cinquenta Sombras que torturam o seu autoritário e dominador amante. Enquanto Grey se debate com os seus demónios, e revela a Anastasia um lado inesperadamente romântico, ela vê-se obrigada a tomar a mais importante decisão da sua vida.Uma escolha que só ela pode fazer…

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Desenho técnico de moda e modelagem para principiantes!


Para conseguir simetria no desenho técnico de moda pode-se lançar mão da técnica do papel vegetal. Essa técnica pode ser um recurso inicial, quando ainda não se tem habilidade de desenhar peças simétricas “de olho”.
Abaixo vai o passo-a-passo dessa técnica:
Passo 1
Dobre um papel vegetal ao meio.

Papel_Vegetal1
Passo 2
Coloque o papel dobrado sobre o manequim e coloque a dobra junto à linha central do manequim base, fixando-o ao papel.

Passo 3
Desenhe um dos lados da peça, de acordo com as linhas guia do manequim.

Papel_Vegeta2
Passo 4
Após terminar o desenho de um lado da peça, retire o papel vegetal e dobre-o com o desenho voltado para dentro.

Papel_Vegeta3
Passo 5
Com o papel vegetal dobrado decalque todo o desenho com um lápis de macio (6B ou 4B) até que este passe para o outro lado do papel. Dessa forma a o desenho estará completo e simétrico.

Passo 6
Agora desdobre o papel vegetal e transfira o esboço para o papel definitivo.

Papel_Vegeta4
Passo 7
Depois de passar o esboço para o papel definitivo, desenhe os detalhes finais e cubra com caneta preta.

Passo 8
Utilize uma caneta mais grossa para os contornos do desenho e uma mais fina para as linhas internas.

Papel_Vegeta5

Dicas para costurar renda



Como costurar um vestido de renda:
Desde o fim do verão que decidi fazer um vestido de renda, num rosa bem lindo. Como se tratava do meu segundo trabalho em costura, sem formação alguma, decido esperar ter um pouco mais de experiencia e fiquei-me pela sua modelagem e corte dos tecidos, quer da renda, quer do forro tb ele rosa. Ainda cheguei a iniciar o seu alinhavo mas depois encostei esta peça.


prada61
 Pois chegou a altura de tentar terminar este vestido, pois embora seja em tecido de verão noto que o rosa esta muito em vouga este outono, dai estar decidida e por mãos á obra.

Para tal reuni uma série de dicas importantissimas para quem quer se iniciar na costura de renda, algo que me fartei de procurar, principalmente para iniciantes, e se tornou muito escasso. Ainda tenho duvidas nas costuras, calculo que têm de ser muito perfeitinhas pois é transparente e tudo se irá ver, assim como nas pinças....
Então bora lá:
A renda é um tecido de trama muito aberta, geralmente combina estrutura de enredamento e bordados com ou sem relevo. As rendas podem ser leves ou pesadas.
brRendaParaNoiva-custom
Tipos:
  • Leve e transparente: é delicada e flexível.
  • Pesada ou média: é mais espessa, contendo desenhos em alto relevo.
Renda chantilly – é mais tradicional e leve, não tem relevo. As de seda são mais pesadas e têm brilho, já as de algodão são mais maleáveis.
Renda de tule – esta renda tem pequenos buquês ou motivos geométricos soltos sobre sobre a transparência do tecido.

Guipure – é a mais pesada e nobre das rendas. Tem desenhos bem unidos em alto relevo que se repetem.
Sutache  fios de sutache se sobrepõem à trama da renda tipo chantilly, o que faz um destacado relevo.

Filé – sobre uma rede feita à mão, os espaços vazados são preenchidos com desenhos. Pode ser feita de algodão, seda, e linho.
Bilro – totalmente artesanal, é feita em uma almofada onde agulhas são fixadas para guiar a trama.

Renascença – é uma das rendas mais valiosas, pois é feita totalmente à mão com agulha de costura.
Risco e corte
  • Corte a renda procurando conservar todos os desenhos na mesma direção, dse forma que haja uma continuidade sem interrompe-los;
  • O forro deve ser cortado em primeiro lugar. Deve ser de uma cor harmoniosa com a renda e a composição de sua fibra também tem que ser compatível com a renda que será utilizada;
  • Corte a renda de acordo com o forro e transfira todas as marcações para o forro. Uma boa opção é riscar as partes do molde em papel fino, prendendo o papel á renda com alfinetes e cortar os dois juntos. Depois de cortadas as partes, retire o papel;
  • Risque cuidadosamente as partes do molde com giz sobre o forro, cortando em cima da linha riscada. Separe as partes e identifique todas do lado avesso e prenda com alfinetes as partes da renda e de forro correspondentes, para não confundi-las.
  • Da mesma maneira que a renda leve deve ser cortada procurando conservar todos os desenhos na mesma direção, de forma que haja uma continuidade sem interrompe-los. Os desenhos nas costuras laterais e nos ombros devem ser harmoniosos;
  • Todas as marcas de costura devem ser feitas pelo avesso da peça, através de alinhavos.

MONTAGEM



  • Para evitar que a renda deslize ao costurar, coloque tiras de papel de seda entre o impelente e o tecido;
  • Use agulha de máquina “ponta bola” nº 11 e de mão nº 10, bem fina e longa, se a renda for fina. Se a renda for mais pesada, pode ser usada uma agulha mais grossa;
  • Se for colocar forro solto, todas as costuras feitas na renda devem ter acabamento perfeito. Para isso, pode-se recorrer a costurar debruadas;
  • Se a renda exigir forro preso, este deve ter a função de entretela, de forma que a renda se uma a ele, formando uma tela única. O forro deve ser preso à peça por meio de alinhavo diagonal, sobre uma superfície plana;
  • A bainha deve ser feita com todo o cuidado, de forma a manter o desenho na posição certa. Nas rendas pesadas, a barra pode ser recortada, aproveitando o contorno do desenho;
  • Para bainhas em renda pesada, recomenda-se uma bainha postiça. Para uma renda leve, recomenda-se a bainha em rolinho ou a aplicação de uma tira para reforçar. Pode-se ainda optar-se pela aplicação de uma renda decorativa como arremate da bainha, costurada com ponto de luva ou zig-zag. Algumas rendas permitem que se recorte o contorno dos motivos, sendo isso suficiente para o acabamento da barra.

PASSAR A FERRO



  • Proceda cautelosamente ao passar peças com renda. A temperatura do ferro deve ser correspondente à fibra;
  • A renda deve ser passada o menos possível, pelo avesso, protegida por um tecido;
  • A tábua de passar deve ser bem acolchoada, por causa da delicadeza da renda
  •  

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Como tirar as medidas do nosso corpo para nos lançarmos na modelagem de SAIAS: resumo.

Primeiro ponto: As medidas necessárias


Cintura - meça o contorno da cintura, onde a saia vai se apoiar. Como é o molde básico, não é o momento de escolher se gosta da cintura alta ou baixa, é realmente a cintura natural. Para achar o ponto certo, amarre um elástico e se mexa um pouquinho para lá e para cá, deixando o elástico achar o ponto mais confortável.
Esse é o lugar da medida. Simplesmente passe a fita métrica em volta do elástico, sem apertar.

Quadris - o contorno dos quadris, no ponto mais largo.
Para ter certeza do local, envolva os quadris com a fita métrica, segure-a bem e deslize-a para cima e para baixo. Se a medida foi tirada no ponto mais largo, ela vai passar sem problemas. Se prender em algum lugar, meça aí.
Para facilitar a medida da altura dos quadris, amarre um segundo elástico e deixe-o nesta posição.

Altura dos quadris - A distância entre um elástico e outro, na lateral do corpo. Há métodos que medem na frente do corpo, mas esqueça... com poucas exceções (pessoas que têm o baixo ventre muito pronunciado), a medida mais longa (entre as duas) será realmente na lateral, onde o corpo faz uma curva. É claro que se a pessoa que for usar a saia tiver um bumbum mais pronunciado, a curva atrás pode ser maior, mas essa é outra exceção, vamos continuar na regra geral.
Na dúvida, tire a medida em todos os três pontos, e use a mais longa.

Vários métodos usam um valor padrão, entre 18 e 20 centímetros, mas o ideal é usar a medida real.


Comprimento da saia - Aqui já temos uma questão de modelagem, pois esse comprimento vai depender do modelo a ser feito, mas, para o molde básico, pode-se medir da cintura até o joelho, pela lateral. Se na medição da altura dos quadris o ponto mais longo não estava na lateral, confira também aqui, embora a efetiva altura da saia possa ser regulada no momento de fazer a bainha, no final.

E, finalmente,
a Distância entre os mamilos - Aqui você vai dizer: Mas não é o molde de uma saia? Por que motivo preciso desta medida?

Pelo menos, foi essa a pergunta que eu fiz, até porque só encontrei essa informação em um local.
A resposta é: para posicionar as pences da frente. Muitos métodos colocam as pences na metade da distância entre o centro e a lateral, mas, usando a distância entre os mamilos, as pences da saia ficam alinhadas com as pences da blusa (lembre do famoso recorte princesa) e, conseqüentemente, o resultado fica mais elegante, com linhas verticais sem interrupção.



Algumas imagens vieram do ótimo site:
http://cortandoecosturando.com/Tirar_medidas_feminino.html

Encontrei um excelente documento, com informações importantissimas, quer sobre como tirar as medidas, quer como fazer a modelagem de vários modelos:
https://wiki.ifsc.edu.br/mediawiki/images/6/68/Modelagem2.pdf

Tutorial de modelagem: Saia Mullet

Fácil, o modelo básico pode ser confeccionado pelos que dominam algum conhecimento na arte da costura.
Godet sem segredos!
As variações enriquecem a modelagem e tornam a saia mais exclusiva.
Antes do primeiro passo recorde o conceito...
Para calcular o raio de um círculo aplicamos a fórmula:
circunferência = raio x 2 x Pi
( lembrando que Pi é = 3,1416)
 
Em seguida você poderá fazer um molde para saia godet tradicional ou godet guarda-chuva (circle skirt).
Do francês, godet significa ondulação que se abre na extremidade (evasê).
Para uma saia com acabamento de cós clássico usamos a medida da cintura obtida com fita métrica.
Para cós franzido com elástico pode-se usar a medida do quadril. Neste caso a saia ficará mais ampla e volumosa.
 
 
Calcule seguindo o exemplo para uma cintura cuja medida é 80cm...

Raio = 80/(2x3,1416)
80/6,2832
12,7cm

Se você dividir a medida da cintura por 6 (seis) obterá um número muito próximo, o que facilita o cálculo.

Raio = 80/6 = 13 cm.
 
 
Este molde representa 1/4 da sua saia godet. As laterais serão o comprimento da saia.
Passe estas medidas para o tecido dobrado duas vezes (4 partes).
Corte o círculo da cintura e a barra mantendo um acréscimo de aproximadamente 2 cm para as costuras.
Se você tiver medo de errar acrescente 5 cm . Poderá acertar num segundo corte.
Marque as bordas com giz de costura ou de alfaiataria.
Desdobrando o tecido se obtém um círculo completo com um buraco no meio. É a saia godet comum de comprimento regular.
Resta fazer acabamento na cintura e barra.
Saias feitas com a medida da cintura necessitam uma abertura para colocação de zíper.
 
Para auxiliar nas medidas e desenhos é possível usar réguas, compassos e transferidores. Os comuns de plástico transparentes. Ou o kit de desenho geométrico que vem com régua de 01(hum) metro. É muito útil.

Mullet
Para a mullet que tem comprimento diferenciado na frente e costas, o molde ou corte no tecido se faz dobrando o círculo ao meio. Apenas metade, não 1/4 que pode ser feito no godet normal
Conforme o diagrama 1



As medidas do comprimento serão de acordo com o que você deseja.
Abaixo está uma sugestão para mullet longa, tamanho médio, conforme o diagrama 2:
  • Comprimento anterior (frente): 46 cm
  • Comprimento lateral (lados direito e esquerdo): 56 cm
  • Comprimento posterior (costas): 76 cm
  • Outra dica importante é sobre o tecido.
    Para as iniciantes tecido molinho com bom caimento e relativamente fácil de trabalhar é viscose de algodão. Malhas e sedas são boas opções para quem tem alguma experiência na costura. Se você nunca arriscou uma saia godet escolha um tecido muito barato, destes promocionais custando dois ou três reais o metro, e compre 1,5m para treinar.
    Considerando as medidas acima.


    Achou complicado?
    Tente as explicações destes blog!
  • - Caderno de Moda
    - Arte de Costurar
    - Alinhavos de Moda
    - Fazedora de Artes


    Porém se você tem tem um saião, de uma ou duas estações passadas, do qual enjoou, customize!
    Com giz de costura marque o local do corte medindo da cintura para a barra, com intervalos de 10cm ou 15cm entre uma e outra marcação.
    Assinale as medidas com pontinhos ou traços.


    Comece da altura que você pretende obter na frente e vá aumentando esta medida em direção a parte de tras.
    Após a marcação una os pontos formando uma linha, em toda a volta da saia e corte o tecido com margem de mais ou menos 2,0 cm para 5,0 cm de barra.
    Alinhave a barra e faça o acabamento definitivo na máquina de costura.
    Também é possível fazer barra invisível a mão. Nossas bisavós faziam todas as costuras manualmente, e ficavam perfeitas.
    Outra alternativa é recorrer aos serviços de consertos que utilizam máquinas overlock adequadas para prender barras.
    A peça pode ir previamente cortada ou você determina como quer a customização
    Da saia comprida à mullet é um pulo.

    Imagens: Sai mullet de 3 camadas em chiffon cor taupe; Vintage circle skirt de Butterick; Long skirt da NYFW inverno 2010.
    

DIY - Tutorial de modelagem de calças básicas!

Para fazer a sua calça básica a primeira providencia é traçar o molde. Algumas revistas de moda ( com moldes prontos) trazem padrões em numeração diversa, contudo o ideal é o mode sob medida.
Siga estes passos:

1.Use folhas retangulares grandes do tamanho A1 ou A2 para fazer dois moldes (frente e costas) no comprimento de uma calça. É possível usar papel jornal ou papel embrulho. Com fita gomada ou cola emende folhas quando necessário.

2.registre as medidas num bloco de notas (papel ou eletrônico) para ter sempre a mão e comparar possíveis mudanças de peso.

3. Usando lápis e réguas desenhe o molde traçando as linhas de uma letra para outra de acordo com as instruções abaixo . Um jogo de réguas francesas é útil para os traços curvos, mas não imprescindível



MOLDE O retangulo (ABCD) para traçar os moldes deverá ter as seguintes dimensões:

A-B = 1/2 da medida do quadril
A-C e B-D = Altura do joelho




Trace a linha do quadril e do gancho:
Gancho: A-E e B-F ou medida da altura do gancho
Quadril: A-G e B-H ou altura do quadril

Trace a linha X-Y na metade de A-B

FRENTE

E-I = 1/4 de E-Y -0,5cm
E-J = metade de E-I

Caída da Cintura
A-L = 2cm.
Ligar J-L e marcar o ponto M

A-A' = 1/4 da cintura mais 2cm para a pence.
M-N = 14 da medida do quadril.

I-Q = Metade de I-Y menos 2cm.
Com o esquadro apoiado na linha do gancho trace uma vertical para cima e para baixo, marque o ponto R.

Na linha C-D coloque distribuindo para cada lado do ponto R a medida de metade da largura do joelho mais 4cm.

Ligar T-I

I-T' = 1/3 de I-T

T'-T'' = 1cm

Ligue os pontos T T''M L A' N U T

Reserve o molde da frente para posteriormente desenhar as pences e acertar as pernas.

COSTAS

F-I + 1/2 de F-Y mais 2,5cm
F-2 + 1/2 de F-1 menos 2cm.

Ligar 2-B' passando pelo ponto B de forma que B-B' tenha 4 cm de medida.
Marque o ponto 3.

B-4 = 1/4 da cintura mais 3cm para a pence.

3-5 = 1/4 do quadril mais 0,5cm

B-6 = 3cm.
Desça uma vertical até a linha do joelho e marque o ponto 7.

7-8 = R-T mais 2cm
7-9 = R-U mais 2cm

Ligar os pontos 4-5-8-9-1

1-9' = 1/3 de 1-9
9'-9'' = 1,5 cm

Ligar os pontos 9-1 passando pelo ponto 9".

Meça o entrepernas da frente de T até I e coloque a mesma medida de 9 até 1'.

Desenhe o gancho das costas ligando 1'-3 - B' conforme está na ilustração.



PENCES - fig 3

Pence da Frente

Marque o ponto 10 na metade de L-A'.

Desça a vertical 10-10' com 12cm.
Esta vertical deverá ser paralela a linha do fio do tecido para que a calça tenha bom caimento.

10-11 e 10-12 = 1cm.

Ligar 11-10"-12.

Feche a pence e refaça a linha da cintura.

Coloque o esquadro apoiado na linha inferior da perna e acerte essa linha para que ela inicie com um ângulo de 90º em relação a linha inferior . Faça isto nas costas também.

Pence das Costas

B'-15 = metade de B'-4 menos 1,5cm.

Traçar a vertical 15-15,' paralela a linha do fio, com 14cm.

15-16 = 3cm.
Ligar 16-15'.


Para completar a perna da calça meça da cintura para baixo com a medida do comprimento desejado e prolongue as linhas da entreperna e da lateral da calça como se vê na figura 3.bermudas e shorts seguem o mesmo molde apenas alterando comprimento de pernas.


Ao molde básico poderão ser acrescentados os recortes para zíper, cós interno, bolsos, prolongamentos para barra italiana..
Ziper tradicional vai de 15cm à 18 cm. Se a cintura for rebaixada este tamanho deverá ser menor.
O cós geralmente é uma faixa no comprimento da cintura ( mais uns 6 a 8 centímetros) no dobro da largura desejada, mais 3 centímetros para costura. Também é comum o acabamento interno de 4cm a 6 cm seguindo o desenho do molde de frente e costas ( duas partes unidas).
Se desejar uma calça com cós de elástico elimine as pences e mantenha a cintura com a mesma largura da medida do quadril.
Neste caso poderá traçar a medida do cós prolongando o traço da cintura para cima, ou recortar a faixa dupla na medida desejada, o que garantirámelhor caimento.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

As medidas corporais e a modelagem de vestuário

Tal como me tem sido pedido por todas vocês, vou iniciar hoje uma série de apontamentos que considero muito utéis para a elaboração dos nossos proprios moldes de roupa. atraves deste estudo vamos ser capazes de fazer a nossa propria roupa e dar largas á imaginação, pois afinal a moda é mesmo isso, não é?

Então vamos lá:

Materiais necessários para a elaboração da modelagem e para a confeção das nossas peças de roupa:

. um caderno para tirarmos anotações
. Lápis
. Régua grande, de metal (pelo menos 60cm)
. Curvas francesa e esquadro
. Fita métrica
. Tesouras (uma de tecido e uma para papel)
. Alfinetes
. Agulhas
. Linhas
. Papel craft para os moldes
. Carretilha
. Giz
. Tecido para cada peça

Estes são os materiais base, ok?

Como tirar as medidas (femininas): Para não andarmos sempre a necessitar de tirar medidas as nós proprias, sugiro que agora, tiremos as medidas juntas e as apontemos já numa página do caderno, para recorrermos a elas sempre que for necessário. acreditem que já me dei mal várias vezes por não o ter feito desta forma...
Vamos lá então:
1- Ombro: vai da base do pescoço até á junção do braço - 13cm
2- Circunferência do busto: dar a volta ao corpo com a fita, passando pelas omoplatas e por cima dos mamilos - 98 cm

3- Altura do busto: Da base do pescoço até ao mamilo - 30cm
4- Circunferência da cintura: 80cm

5- Altura da cintura: Da base do pescoço á linha da cintura - 47 cm

6- Altura das costas: da base do pescoço até á cintura, nas costas - 40cm

7- Anca ou quadril: contornar a parte mais saliente das nadegas: ( ou - a 20 cm da cintura) - 110cm
8- Cava da frente: distancia frontal entre as axilas - 35 cm
9- Cava das costas: com os braços cruzados á frente medir a distancia entre as axilas nas costas - ....cm

10- Manga: Da ossinho do ombro até ao comprimento desejado. Existem 3 medidas -
. M.curta 18 cm
. Meia manga 44cm
. M. comprida 60cm
11- Circunferencia do braço: contornar a parte mais larga do braço - 32cm

12- Punho: contornar azona onde foi determinada o fim da manga - 18 cm
13 - seio a seio: De um mamilo a outro - 21,5cm

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Modelagem feminina -.moldes básicos: Faça você mesma!


Modelagem Feminina

Olá meninas! Aqui vai um tutorial bem simples para que possamos fazer sozinhas a modelagem da nossa própria roupa (á maneira, não?). Claro que se segue as modelagem básicas, das quais partem todas as outras . Blusa básica, manga, calça e saia. Depois de dominarmos estas, mais á frente, colocarei outros tutoriais nos quais faremos modelos mais ousados. Não se esqueçam que devemos dominar a modelagem básica, sem duvidas, para se entender todo o o processo. Só depois se avança, ok? Notem que com a junção da blusa basica com a saiano mesmo molde se faz o vestido básico! Beijos
 
P.s: quero ver fotos do vosso trabalho, o resultado final!!
 
Molde Básico Blusa - Tecido Plano
Medidas Necessárias:
Tórax
Busto
Cintura
Altura da cava (Veja na tabela 1)
Comprimento da blusa na frente
Separação do busto
Altura do busto
Largura do braço
Largura das costas
TRAÇADO DO MOLDE
Dobre o papel e coloque a dobra à sua esquerda.

Com ajuda do esquadro apoiado na dobra do papel, trace o retângulo ABCD, com as seguintes dimensões:
A - B = 1/2 do busto menos 1/4 do tórax mais 0,5cm:
Exemplo:
Busto = 94 (1/2 de 94 = 47)
Tórax = 90 (1/4 de 90 = 22,5)
(47 - 22,5 + 0,5 = 25)
Nesse caso A - B = 25cm
A - C e B - D = Altura da cava (Veja essa altura na tabela 1 de acordo com a largura do braço.)
Siga o esquema e acompanhe pelas ilustrações.
A - E e C - F = 1/2 da largura das costas.
Ligue E - F.
A - G e E - H = 1/3 de E - F.
Ligue G - H.

Frente
Decote da Frente
A - I = 1/3 de A - E mais 0,5cm.
Ligue G - I com a régua curva pequena.
Ombro da Frente
E - J = 1/2 de E - H mais 1cm.
Exemplo:
Se E - H medir 7cm então a metade de 7 é igual a 3,5 mais 1cm fica igual a 4,5cm, nesse caso E - J vai ser igual a 4,5cm.
Ligue I - J
Cava da Frente
Marque o ponto L na metade de J - F.
L - M = 1,5cm
F - N = 1/3 de L - F
Exemplo:
L - F
mede 9cm dividido por 3 = 3cm, então
F - N vai ser igual a 3cm.
D - D' = 1cm.
Ligue D' - N - M - J, com a régua de cava.
Linha da Cintura
A - A' = Comprimento da blusa na frente.
A' - O = 1/4 da cintura mais 3cm.
Trace a linha A' - O, com o esquadro apoiado na dobra do papel, conforme ilustração.
Linha Lateral
Ligue O - D'.
Está traçada a primeira parte do molde da Frente.
Vamos traçar o molde das Costas no mesmo diagrama.
Depois separaremos os moldes e concluiremos com a colocação das pences.

Costas
Decote das Costas
A - 1 = 1cm
Trace uma pequena horizontal com ajuda do esquadro.
1 - 2 = 1/3 de A - E mais 1cm.
A - 3 = 2cm.
Ligue 2 - 3, com a régua curva pequena.
Ombro das Costas
J - J'= 3cm
Meça o ombro da frente (I - J) e coloque a mesma medida de 2 até 4, começando no ponto 2, passando por J' até 4.
Cava das costas
C - 5 = 1/4 do tórax mais 0,5cm.
Ligue 5 - 4, com a régua curva de cava, passando pela linha F - E, conforme ilustração.
Linha Lateral Costas
Ligue O - 5
Copie o molde das Costas com a carretilha ou carbono e separe pela dobra do papel.
FRENTE
COSTA


Colocação das Pences da Frente
A' - P e C - Q = metade da medida da separação do busto.
Ligue Q - P, esse será o eixo da pence vertical.
Com a fita métrica iniciando no ponto I, vá inclinando até encontrar a linha Q - P (de forma que nesse encontro a fita esteja marcando a medida da altura do busto) então marque o ponto R.
Trace uma pequena horizontal a partir de R até a lateral da frente (a linha O - D') e marque o ponto S (Com o esquadro apoiado na linha Q - P para que a linha R - S fique paralela a linha C - D).
Pence Horizontal
S - S' = 3cm
Ligue S' - R
Pence Vertical
R - T = 1,5 cm
P - X = 1,5cm
P - Y = 1,5cm
Ligue X - T e Y - T.



Ainda no molde da Frente feche as pences e corrija as linhas da cintura e lateral, conforme ilustrações.
Pence Horizontal Fechada

Pence Vertical Fechada

Pence Vertical das Costas
Meça a linha lateral da frente ( D' - O) com a pence fechada, em seguida meça 5 - 6 com essa mesma medida na lateral do molde das costas.
Trace uma horizontal a partir do ponto 6 em direção ao centro das costas com ajuda do esquadro e marque o ponto 7. Essa será a nova linha da cintura.
Ex: D' - O na frente é igual a 23cm, então 5 - 6 deve ficar também com 23cm.
Marque o ponto 8 na metade de 6 -7.
Suba uma vertical com 15cm (sempre com ajuda do esquadro) e marque o ponto 9. Essa linha (8 - 9) será o eixo da pence.
8 - 10 = 1,5cm
8 - 11 = 1,5cm.
Ligue 10 - 9 e 11 - 9.

Como foi feito no molde da Frente feche a pence para corrigir a linha da cintura.
Pence Fechada

Pence Corrigida
Recorte os moldes Frente e Costas
Frente
Costas
Corte e costure o molde básico e faça uma prova.
Cortando no tecido
Conforme a ilustração abaixo, distribua o molde no tecido de forma que na frente fique uma margem de 2cm para o abotoamento; nas costas encoste o molde na dobra do tecido. Use alfinetes para prender os moldes ao tecido.
Recorte deixando margem para as costuras que podem ser as seguintes.
Decote, Ombro e Cava - 1cm.
Lateral - 2cm
Bainha - 3cm
Marque as costuras no avesso do tecido com o papel carbono, retire o molde.

Costure todas as pences nas marcações.

Costure Ombros e Laterais pelo avesso do tecido.


Vire para o direito e faça uma prova.

Faça os ajustes necessários corrigindo no molde.


MOLDE BÁSICO DA MANGA PARA TECIDO PLANO
Medidas necessárias:
Largura do Braço
Altura da Cava - (conforme tabela 1)
Comprimento da manga curta

Traçado do Molde
Dobre o papel e coloque a dobra à sua esquerda.
Com o esquadro na dobra do papel, trace o retãngulo ABCD com as seguintes dimensões:
A - B = Metade da largura do braço mais 2cmA - C e B - D = Comprimento da manga curta.
A - E e B - F = 1/3 da altura da cava
Ligue E - F
E - G e F - H = 1/3 da altura da cava menos 1cm
Ligue G - H
Trace a linha I - J no meio de A - B e marque o ponto J e J', conforme ilustração abaixo.
Trace as diagonais E - I e J - F.
Divida a diagonal E - I por 3 e marque o ponto 1 no primeiro terço próximo ao ponto I.
J' - 2 = 1cm
Divida a diagonal J - F por três e marque o ponto 3 no primeiro terço, próximo de J conforme ilustração.
Cava da Frente
Ligue A - 1 - 2 - 3 - H, com a régua curva de cava, conforme ilustração.
Cava das Costas
3 - 4 = 1cm
Ligue A - 1 - 4 - H, conforme ilustração.
Boca da Manga
D - L = 0,5cm
Ligue L - H
Copie o molde das Costas com a carretilha ou papel carbono e abra o molde.
 
 
 
Molde Básico da Saia para Tecido Plano

Medidas necessárias:
1. Cintura - Contorne a cintura com a Fita Métrica. Medida Exata.
2. Quadril - Contorne onde o Quadril é mais volumoso. Medida Exata.
3. Altura do Quadril - Meça Verticalmente pela lateral partindo da Cintura até onde foi tirada a medida do Quadril.
4. Altura do Joelho - Meça verticalmente pela lateral partindo da Cintura até o Joelho.
5. Medida da Separação do Busto - Meça a distância entre os dois mamilos.
Material necessário para a modelagem
Papel, Lápis, Carretilha e Réguas (Esquadro e Régua de Quadril).
Obs. A régua de quadril pode ser dispensada e os traços serão feitos a mão livre.
Traçado do Molde
Figura 1
Dobre o papel e coloque a dobra para sua esquerda.
Com o Esquadro na dobra do papel trace a horizontal A - B com a medida de 1/4 da largura do quadril mais 0,5cm.

Continue o traçado da seguinte forma:
Figura 2
A - C e B - D = Altura do Joelho.
C - D = A = B.
A - E e B - F = Altura do Quadril.
A - G = 1/4 da Cintura mais 3,cm.
Ligue G - F com a régua de Quadril ou à mão livre.


Figura 3
Copie com a carretilha contornando os pontos:
A - G - F - D - C - E - A - G.
Copie também a linha E - F ( Linha do Quadril)
Separe o papel pela dobra e destine a folha de papel superior para a Frente da Saia e a Folha debaixo para as Costas da Saia.


Reforce com o Lápis as linhas pontilhadas da carretilha Reserve a folha destinada para o Molde da Frente.
Figura 4
Costas
A - I = 2cm.
Ligue I - G com uma curva suave.
Figura 5
Pence
Coloque o ponto N na metade de I - G.

Com o esquadro apoiado na linha I - N - G, Trace uma linha com 12 cm de comprimento partindo do ponto N e marque o ponto N’.


Figura 6
N - O e N - P = 1,5cm.
Ligue O - N’ - P.
Figura 7
Feche a pence e refaça a linha da cintura. Passe a carretilha bem na dobra da pence para que fique marcada a nova linha na parte que fica dentro do papel.
Figura 8
Recorte o molde contornando os pontos:
I - G - F - D - C - I.
Coloque as identificações do Molde, conforme ilustração abaixo.

Volte a folha que foi reservada para o Molde da Frente.
Figura 9
Frente
A - H = 1cm.
Ligue H - G com uma curva suave.
A - J e E - X = Metade da medida da Separação do Busto.
Ligue J - X e marque o ponto J’ no encontro da linha J - X com H - G.
Figura 10
Pence
Marque o Ponto J', conforme ilustração.
J' - Y = 12cm.
J’ - L e J’ - M = 1,5cm.
Ligue L - Y- M.
Figura 11
Feche a pence e refaça a linha da cintura.
Figura 12
Recorte o Molde contornando os pontos H - G - F - D - C - H.




Faça uma experiência com o molde básico, use um tecido baratinho, costure e verifique se ficou de acordo com seu corpo.
Quantidade de tecido - Se o tecido tiver 1,40m de largura compre uma altura mais as folgas para costura.
Se o tecido tive 90cm de largura compre duas alturas mais as folgas para costura.
Uma altura é igual ao comprimento do molde.
Ex: O molde mede 55cm de comprimento, mais 1cm de folga na cintura, mais 4cm para a bainha, então você vai precisar de 60cm de tecido.
Corte no tecido
Dobre o tecido pelo comprimento e encaixe o molde conforme a ilustração.

Recorte ao redor do molde deixando folgas para as costuras.
Margens das costuras:
- 1cm na cintura:
- 2cm nas laterais:
- 2cm no meio das costas e
- 3cm para a bainha.

Introduza o carbono no avesso do tecido e com a carretilha copie as linhas de costura.
Frente com marcação das costuras

Costas com marcação das costuras
Costura
- Feche todas as pences.
Clique Aqui e veja como fechar pences perfeitas.
- Costure o centro das costas deixando abertura para o ziper.
- Coloque o ziper
- Feche as laterais.
- Faça uma prova.
Faça as correções necessárias.


MOLDE BÁSICO DA CALÇA COMPRIDA
Medidas Necessárias:
Cintura
Quadril
Altura do Quadril
Altura do Joelho
Largura do Joelho
Altura do Gancho
Comprimento da Calça

Traçado do Molde
O molde será traçado com a folha de papel aberta. Será necessário emendar o papel devido o comprimento da calça.Deixe uma margem de 4cm na parte superior do papel e 8cm do lado esquerdo, conforme ilustração abaixo:
Figura 1
Trace o retângulo ABCD, com as seguintes dimensões:A - B = 1/2 da largura do QuadrilA - C e B - D = Altura do Gancho2 - Trace a vertical E - F na metade de A - B e C - D.
Figura 2
C - G = 1/4 de A - E menos 0,5cm.D - H = 1/2 de F - D mais 1,5cm.A - I e B - J = Altura do Quadril, em média 20cm.
Ligue I - J, prolongando um pouco a linha para a esquerda e para a direita.
Figura 3
A - A' = 2cmC - L = 1/2 de C - G menos 1cm.
Ligue A' - L
Marque o ponto I', conforme figura 3.
Ligue G - I' - A', com a curva do Gancho da Frente.
Clique aqui e veja uma maneira fácil de traçar essa linha.

Figura 4
A - M = 1/4 da CinturaI' - M' = 1/4 do Quadril
Ligue M' - M, com a régua do Quadril.
M - M'' = 1cm
Ligue A' - M'', com uma linha ligeiramente curva.
Figura 5
G - 10 = metade de G - F menos 2cm.
Com ajuda do esquadro trace uma vertical até a linha da Cintura e marque o ponto 11, desça essa vertical até o ponto O, de forma que:
De 11 até O seja igual a medida do comprimento desejado para a calça.
de 11 até N = altura do Joelho.
Trace duas horizontais, com ajuda do esquadro, conforme figura 5.
N' - N'' = Metade da largura do Joelho mais 4cm, dividido igualmente a partir do ponto N.
Ex: Medida da largura do Joelho 40cm dividido por 2 é igual a 20cm, mais 4cm igual a 24cm, essa medida (24cm) deve ficar metade para cada lado de N.
O - O' = N - N', menos 6cm,
Faça o mesmo procedimento do item anterior, ou seja, distribua o valor encontrado igualmente para cada lado de O.
Ligue:
M' - N'' - O''
e
G - N' - O'.
Figura 6
D - D' = 1/2 de D - H menos 1cm.
Ligue D' a B, prolongando essa linha em 3cm e marque B'.
H - H' = 0,5cm
Ligue H' - B - B', com uma curva do gancho das Costas.
Clique aqui para ver uma maneira fácil de desenhar essa curva.
Figura 7
E - E' = 1cm
Ligue B' - E'
B' - P = 1/4 da Cintura mais 3cmJ' - P' = 1/4 do Quadril mais 0,5cm
Ligue P - P'
B - 20 = 3cm
Com o esquadro, desça uma vertical partindo do ponto 20 até encontrar a linha do comprimento da calça marcado na frente.
Marque o Ponto R e o ponto Q, conforme figura 7.
Q' - Q'' = N' - N'' mais 2cm, sendo metade para cada lado de Q
R' - R'' = O' - O'' mais 2cm, sendo metade para cada lado de R.
Ligue:
P' - Q' - R' eH' - Q'' - R''

Figura 8
Pence das Costas
B - X = metade de B' - P menos 1,5cm.
Desça uma vertical com 12cm e marque o ponto y. Observe que essa linha (x-y) é paralela a linha do fio.
x - z = 3cm
Ligue z - y
Figura 9 e 10
Feche a pence e refaça a linha da cintura conforme figura 10.
Figura 11 e 12
Entrepernas Frente
Meça G - N' e divida por 3. No primeiro terço meça 1cm para dentro e refaça a linha da entreperna na frente com uma curva suave, conforme ilustração.
Entrepernas Costa
Meça H' - Q' e divida por 3. No primeiro terço meça 1,5cm para dentro e refaça a linha da entreperna nas costas com uma curva um pouco mais pronunciada que na frente, conforme ilustração.
Recorte os moldes pelas linhas externas.
FRENTE
COSTAS
Corte no tecido
Ao distribuir o molde no tecido é FUNDAMENTAL, para o caimento perfeito da calça, que a linha guia esteja paralela a ourela, conforme figua abaixo.
Conforme explicação acima, coloque o molde no tecido e corte deixando as margens para a costura. Observe que no espaço para colocação do zipper a margem é maior.
Após o corte marque as costuras com o papel carbono para tecido.